Um dos grandes questionamentos de uma pessoa que tem um comércio é: como aumentar as vendas de uma loja? Esse é o objetivo de todos, poder vender seus produtos tranquilamente e garantir o lucro no fim de cada mês.

Nessa tentativa, muitos erros são cometidos pelos empresários e empreendedores, que acabam se afastando de seus clientes e perdendo diversas compras. 

Um grande erro é ignorar o que outras marcas estão fazendo ou simplesmente tentar copiá-las, quando o certo é acompanhar e se inspirar.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é que os resultados não ocorrem da noite para o dia, ou seja, para aumentar suas vendas é necessário tempo e paciência. Mas quando aplicamos algumas mudanças simples, podem garantir um futuro melhor. 

Como aumentar as vendas de uma loja de roupas veja 5 dicas para aplicar agora
Saiba como aumentar as vendas. | Foto: Freepik.

A seguir explicaremos como aumentar as vendas de uma loja com apenas 5 dicas simples e fáceis, para serem aplicadas agora. Confira também alguns exemplos que deram certo no ramo!

Saiba como aumentar as vendas de uma loja em 5 dicas

A cada dia que passa, existem mais e mais empreendedores, pessoas que buscam seu espaço no mundo dos negócios com seus produtos.

Além disso, os grandes comércios também vêm prosperando, ganhando cada vez mais espaço e dominando o mercado. A grande questão é: como aumentar as vendas de uma loja? 

Uma das formas mais efetivas de aumentar as vendas de sua loja de roupas, ou qualquer outro tipo de comércio, é a internet. Com o advento do comércio online, principalmente nos últimos dois anos de pandemia, essa se tornou a forma mais concreta de fazer isso.

O meio online possibilita que você venda, divulgue e se aproxime de possíveis compradores, sendo assim, investir na internet é a forma mais eficaz de aumentar suas vendas. 

É preciso saber como fazer esse ingresso para o meio digital, isso porque esse campo vem sendo explorado há algum tempo pelas grandes empresas. Além disso, os pequenos comércios também já perceberam a importância da internet para suas vendas, sendo assim a concorrência é grande.

É imprescindível o conhecimento de técnicas e a criação de estratégias online. 

As dicas a seguir mostram alguns passos para se destacar online, para você entender como aumentar as vendas de uma loja na internet. 

Seja notado e encontrado online

Uma das primeiras dicas está relacionado a ser encontrado e notado na internet, ou seja, se o público não te encontrar na internet ou te encontrar, mas não se interessar, a venda se torna impossível. Essa é uma dica muito importante principalmente para as lojas que vendem apenas online, pois elas dependem apenas do meio digital para serem encontradas. 

Investir em marketing digital é fundamental para que o seu negócio prospere e suas vendas aumentem. Quanto maior for seu destaque nas redes, maior será o seu público e maior será o número de vendas. Contrate uma boa equipe de marketing, invista nas redes sociais que o seu público utiliza, crie publicações interessantes e criativas, que vão de encontro aos seus desejos.

Além disso, tenha um excelente site, em que o público tenha acesso rápido e fácil aos produtos, as descrições dos produtos e que a compra seja simples. Esse é um detalhe muito importante para quem vende na internet, mesmo que tenha uma loja física também.

Um site com bom desempenho garante um número maior de vendas, uma vez que o público busca por comprar online e comprar em locais em que a venda é fácil. 

Esteja disponível para o público

Algo que parece simples, mas que faz muita diferença na hora de uma pessoa comprar é a relação dela com a loja. Por exemplo, muitas pessoas possuem dúvidas sobre os produtos na hora de comprar, seja qual for.

Ter um vendedor ou especialista disponível para tirar essas dúvidas é muito importante, o cliente se sente valorizado e próximo da loja em que está comprando.  

Invista nos canais de atendimento, como e-mail, redes sociais, WhatsApp, entre outros. Os clientes devem sentir que possuem diversas formas de se comunicar e, o mais importante, que irão obter uma resposta nesses canais.

Outra forma de garantir essa comunicação são os chats automáticos, respostas prontas, mas que muitas vezes são úteis. Lembre-se que a comunicação entre humanos é ainda mais importante e que algumas dúvidas não podem ser tiradas com respostas prontas! 

Apresente os seus sucessos

Uma das formas mais eficazes de incentivar uma pessoa a comprar é apresentando a ela outros compradores. O público se sente mais confortável em adquirir um produto sabendo que outros já compraram e estão satisfeitos com sua aquisição. 

Deixe exposto alguns depoimentos de seus clientes em redes sociais e em seu site de vendas, deixe disponíveis avaliações, comentários e outros tipos de feedback do público. Com isso, os futuros compradores irão se sentir mais seguros e incentivados a consumir seu produto ou o seu serviço.  

Lembre-se de que esses depoimentos devem ser sinceros, ou seja, nada de enganar o consumidor! Utilize palavras de clientes que ficaram satisfeitos, que podem ser retiradas das redes sociais ou dos comentários deixados no produto.

Além disso, deixe fácil para o público encontrar esses comentários, para que vejam que não há truques.  

Processo de compras mais simples

Como dissemos anteriormente, é muito importante que o seu site esteja em boas condições, facilitando o processo de compras do público. Muitas pessoas desistem de adquirir um produto ou serviço quando encontram algum problema na plataforma ou o processo é muito demorado.

Alguns sites pedem que o cliente preencha diversas informações, possuem um carregamento lento e apresentam problemas para finalizar a compra. Tudo isso desencoraja as pessoas a comprarem. 

Garanta que a compra seja o mais simples possível, com o cliente apresentando apenas dados necessários, com um carrinho simples de ser acessado e editado, entre outros detalhes, otimize seu site para que ele carregue rápido e o processo ocorra sem travar ou apresentar problemas. 

Neste artigo você pode conferir algumas dicas de como melhorar a performance do seu e-commerce.

Garanta que todo o processo de vendas está funcionando

Essa é uma dica que ajuda a atrair um número maior de vendas, mas que também garante que você irá manter seus clientes. Tudo o que o cliente deseja é se sentir especial e perceber que a loja está fazendo de tudo para que ele tenha a melhor experiência possível.

É muito importante estar atento a todo o processo de vendas, desde a captação do cliente até o pós-venda, acompanhando os feedbacks.  

Uma das partes mais importantes é durante a entrega do pedido, o cliente está ansioso para receber seu produto e no prazo determinado. Garanta que o produto vai chegar a ele no tempo estimado, além disso, permita que ele acompanhe a entrega.

Outro ponto é sempre que possível entregar antes do prazo, algo que mostra que ele é uma prioridade para você.  

É fundamental para que o cliente se sinta especial e que sua loja seja importante para ele, as dicas de como aumentar as vendas de uma loja giram em torno disso!  

Sobre a uMode

A uMode é uma empresa de inovação 100% focada em moda. É um misto de engenheiros, inovadores, Estilistas, Cientistas de Dados, Growth Hackers, Executivos de Moda, que ajudam marcas de moda a descomplicar seus dados diminuindo o tempo de desenvolvimento, ruptura e sobras, maximizando os resultados da sua empresa. 

Tudo isso por meio de plataformas e metodologias próprias que auxiliam desde o planejamento da coleção até o sellout. Acesse o nosso site e conheça as soluções que vão te ajudar a vender mais!