Lançar uma coleção de moda é uma tarefa que envolve várias etapas. Tais etapas podem ser criativas, de controle, produção, lançamento ou comercialização.

Desde a idealização de uma peça até a sua chegada ao consumidor, tudo precisa ser planejado. Por isso, as marcas precisam de um cronograma de lançamento de coleções.

Estipular um cronograma de coleção de moda corretamente e seguir à risca os prazos estabelecidos é imprescindível para o bom funcionamento de uma indústria do vestuário.

Além de otimizar as ações e garantir resultados, ele ajuda a compreender as tendências do mercado, o perfil do público-alvo e a imagem e conceito da marca.

Neste artigo, vamos falar sobre o que é um cronograma de lançamento de coleções e sua importância para as indústrias de moda. Explicaremos também como fazer e organizar um cronograma de coleção. Nesse sentido, os tópicos trabalhados no texto serão:

●       O que é um cronograma de lançamento de coleções?

●       Como fazer e organizar um cronograma de lançamento?

●       O que levar em consideração?

●       Como cumprir o prazo estimado pelo seu cronograma?

O que é um cronograma de lançamento de coleções?

O ciclo de moda está cada vez mais rápido, com lançamentos mais frequentes, prazos mais curtos, maiores exigências e demandas de novidades. Com isso, as empresas se preocupam constantemente em gerenciar melhor suas atividades. Por esse motivo, um cronograma pode ser uma ferramenta aliada nesse processo.

O cronograma é um documento que descreve todas as tarefas a serem cumpridas dentro dos projetos de coleções, delimita as datas de início e fim e também as áreas envolvidas em cada atividade.

Entre as principais funções do cronograma de lançamento de coleções estão: estimar o tempo das atividades para evitar atrasos, mostrar o desempenho da equipe por meio do controle das tarefas, otimizar a aquisição de recursos e estabelecer datas internas e externas.

Como fazer e organizar um cronograma de lançamento?

Agora que você já sabe o que é um cronograma de coleções e quais as funções dele para os lançamentos de sua marca, apresentaremos, a seguir, o passo a passo para a criação do cronograma das suas coleções de moda.

Realizar uma reunião de planejamento

A reunião de planejamento é o primeiro passo, pois nela são esclarecidos os objetivos da empresa, o volume de fabricação das peças, o capital disponível, a perspectiva de faturamento e os meios para fabricação e disponibilização dos produtos no mercado.

Isto é, nessa etapa, já deve-se determinar o que será feito, quais os recursos disponíveis para isso e pré-estabelecer uma data de entrega para a coleção completa.

Uma dica para essa fase do cronograma é discutir as experiências de coleções anteriores para entender o que pode ser aperfeiçoado, mantido ou substituído.

Listar todas as etapas e atividades

No segundo passo, liste e descreva todas as principais ações necessárias para fabricação, desenvolvimento e comercialização das coleções, como o levantamento de tendências, criação e design, modelagem, distribuição e divulgação.

É bom elencar também as tarefas menores que podem interferir de forma direta e indireta nas datas finais da coleção.

Estabelecer o tempo de cada etapa e atividade

Depois de listar todas as atividades, é necessário estimar o tempo de realização de cada uma. Para isso, a empresa pode se basear em projetos semelhantes executados anteriormente e consultar as equipes envolvidas no processo para saber quanto tempo cada profissional necessita.

Assim, você conseguirá estipular a quantidade prevista de dias para executar suas tarefas.

Montar um cronograma estruturado

A última etapa consiste em distribuir as tarefas e o tempo de execução de cada uma determinado anteriormente em um cronograma.

Para facilitar a construção do seu cronograma de coleções, é bom utilizar uma plataforma de fácil leitura e modificação, já que é necessário estar atento e rever constantemente os prazos.

O uso correto desse recurso é primordial para otimizar o gerenciamento do tempo das atividades, a forma como elas são feitas e entregar o produto final ideal para o seu cliente.

O que levar em consideração?

Como organizar e planejar coleções de moda? | Foto: Freepik.

Para realizar um cronograma de coleções, é preciso estar atento a fatores externos e internos. Um cronograma de moda ideal está diretamente interligado ao cronograma geral do ciclo de moda nacional e internacional, reunindo elementos culturais e relativos às temporadas e datas especiais e também seguindo a linha de produção característica da marca.

Entender esse ciclo é importante para saber quando será interessante lançar suas coleções. A partir disso, os setores responsáveis terão mais tempo para orçar, testar e comprar materiais, além de aprovar técnicas e treinar os colaboradores para realizar os procedimentos programados.

Nesse contexto, no seu cronograma de lançamento de coleções, é importante levar em consideração os seguintes fatores:

  • Tempo de aquisição de insumos e tecnologias necessárias para a produção das peças;
  • Duração das atividades produtivas (desde a criação até a fabricação das peças);
  • Tempo e orçamento para a concepção e a efetivação das estratégias comerciais e de divulgação de produtos.

Depois de compreender como esses aspectos influenciam o ciclo de moda da sua empresa, você conseguirá estabelecer o próprio cronograma, atendendo às demandas do mercado. Também ficará mais prático aproveitar as oportunidades que surjam durante o ano envolvendo os consumidores da marca.

Sem seguir um planejamento, a marca tem grandes chances de não prever sua rentabilidade e atrasar seus lançamentos, saindo atrás da concorrência.

Como cumprir o prazo estimado pelo seu cronograma?

Não é só a montagem do cronograma de coleções que é importante, mas também o cumprimento dos prazos estipulados. Por isso, a utilização de sistemas ágeis, tecnológicos e práticos ajudam a empresa a conseguir seguir o cronograma.

Nesse sentido, a uMode, plataforma especializada no segmento de moda, ajuda estilistas no processo de desenvolvimento de coleções. O aplicativo desenvolvido pela empresa tem como objetivo agilizar, organizar e facilitar a vida dos times de criação.

Essa ferramenta permite um desempenho mais veloz e seguro de todas as etapas do cronograma de lançamento de coleções de moda. Para repaginar o cronograma de sua empresa e entregar um produto final cada vez melhor e dentro do prazo para seu cliente, conte com a Umode.

Integrando toda a cadeia produtiva e de desenvolvimento da sua coleção

Com o uFlow, você poderá integrar os setores de produção, desde a concepção do conceito da coleção, passando pela explosão do mix da coleção, briefing para fornecedores, solicitação/aprovação de pilotos, até a peça Lacre!

Também integrará fornecedores, pessoas e departamentos envolvidos no processo, fichas técnicas únicas (pois é, abandone o excel), junto ao histórico completo dos produtos, ciclo de vida, alterações, prazos, cronogramas.

Ah, e para completar, assim que finaliza um produto a uMode se encarrega de cadastrá-lo no ERP via integração!

E tudo isso em tempo real e 100% online!
De maneira transparente, centralizada e fácil, a uFlow te ajuda a aumentar a produtividade e gestão da sua coleção. Clique aqui e saiba mais