Saiba como aumentar o faturamento do seu negócio via canais digitais

Uma das questões mais levantadas pelos empresários é de como aumentar o faturamento da empresa. Existem diversos meios e canais digitais para serem investidos, entre eles a internet e suas tecnologias é o que vem ganhando mais força nos últimos anos. 

Conforme o Ibope, cerca de 43% da população brasileira utiliza a internet como mecanismo de compra, além de ser um dos canais de comunicação mais utilizados do mundo. Diferente de outras mídias, a web pode fazer você alcançar o público-alvo de forma mais segmentada e com custo reduzido. 

Ao longo da matéria, você verá como aumentar suas vendas pela internet e as principais dicas para que seu faturamento tenha um aumento através dos canais digitais. Continue a leitura!

Saiba como aumentar o faturamento da sua loja através dos canais online. | Foto: Freepik.

Como aumentar suas vendas pela internet

Desde a sua popularização, a internet tem se tornado uma grande oportunidade para muitas empresas aumentarem suas vendas. Graças a alta concorrência do mercado, é essencial que as empresas busquem cada vez mais estratégias de divulgação para se destacarem entre os demais. 

Antes de tudo, é preciso pensar no planejamento, pois, as estratégias adotadas na hora de divulgar um procuro sem conhecer o seu público, dificulta as ações. O ideal é você criar uma persona que facilite a identificação do público, para dar início às outras etapas. 

Depois de conhecer melhor o seu público, crie um site responsivo que auxilie na experiência do usuário. Para chamar a atenção destes, é preciso desenvolver uma página de boa identidade visual e que seja prática e rápida de acessar. 

Além disso, investir em softwares de atendimento no site é uma ótima ideia. Uma das principais ferramentas que contam importância na hora de atender o cliente são os Chatbots – robôs que simulam uma conversa humana através do chat. Esse sistema funciona 24h e reduz o trabalho de responder às dúvidas mais frequentes. 

Não se esqueça das redes sociais, pois elas também servem como ótimos canais de divulgação para lojas virtuais e conteúdos informativos que valorizam sua marca. Além disso, as mídias sociais também aumentam o engajamento e a relevância da página. 

Agora, veja as principais dicas que farão aumentar o seu faturamento via canais online:

1. Comece tudo pelo planejamento

Antes mesmo de colocar as estratégias em prática, é preciso planejar detalhadamente cada etapa. 

Primeiro, conheça seu público-alvo. Não pense em todos os públicos, é preciso apenas escolher uma segmentação para garantir resultados mais assertivos e eficazes nas ações de vendas. 

Para ajudar nessa segmentação do público, o ideal é que você crie uma persona. Um personagem fictício caracterizado pela renda, ocupação e desejos de compra do cliente. Com a criação da empresa, é mais fácil para a empresa encontrar o seu lead e, assim, adotar as estratégias que atraem os clientes até sua loja virtual. 

Logo após a criação da persona, é preciso criar algumas estratégias de divulgação para sua loja online. Veja quais são elas nos próximos tópicos.

2. Marketing

Até aqui, você já entendeu que o processo de aumento de vendas exige uma boa estratégia. O único segredo é saber lidar com o seu cliente de formas estratégicas.

Mas, não é tão fácil assim, pois a dificuldade costuma surgir quando estamos focando no lugar errado. 

Portanto, desconstruir esse pensamento e bolar um plano para novas estratégias de marketing é uma saída e também um exercício diário.

3. Pesquisa

Em relação àquele negócio que você não conseguiu fechar, é preciso colher a melhor fonte dessa informação que pode te ajudar na melhora dos serviços de vendas. 

Estamos falando do seu cliente, pois esse contato é fundamental para descobrir e solucionar problemas nas suas estratégias. 

É preciso identificar o erro, verificar o que é possível mudar e como aumentar as vendas partindo dessas informações.

4. Tecnologia

Além de criar um site responsivo, você pode optar por baixar um  software de qualidade, assim como o Customer Relationship Management (CRM) que, traduzindo, significa “Gestão de Relacionamento com o Cliente”. 

Com ele, você economiza no tempo e reduz o risco de possíveis falhas. A ferramenta vai te mostrar que é possível aumentar as vendas com um bom investimento em tecnologia. 

Esse software vai possibilitar um melhor relacionamento com clientes, o que significa que o tempo entre apresentar e conseguir fechar negócio será bem mais curto, desvendando a questão de como aumentar as vendas. 

No entanto, ele pode ser classificado em duas situações: a interação e o conhecimento. O primeiro trata-se  do call center e outros recursos que estimulam as vendas. 

Já a respeito do conhecimento, depois do call center, a equipe de vendas fica responsável por obter as informações para conhecer melhor o andamento do seu negócio. Assim, você saberá quais os pontos positivos e negativos do seu negócio, além da reação dos clientes quanto aos produtos, entre outros.

5. Divulgue a loja nas redes sociais

As redes sociais podem abrir novas oportunidades para novos negócios. Essas mídias são utilizadas na divulgação de lojas virtuais e produção de conteúdo informativo para os usuários e seguidores. 

Além disso, é fundamental que você divulgue sua marca nas redes e mantenha comunicação com o público. Conversar, tirar todas as dúvidas e aceitar sugestões, é uma forma de aprimorar o seu funil de vendas – o que aumenta o engajamento.

6. Envie e-mails de agradecimento

Após a conclusão e entrega do pedido, envie um e-mail prontamente ao cliente perguntando sobre sua satisfação com o produto recebido. 

Nem  todos os problemas se transformam em reclamações. Uma das formas de evitar que essas reclamações causem insatisfação, é investir na construção de bons relacionamentos, pois, ainda que algo não dê muito certo no meio do processo, ser proativo e atencioso pode resolver a questão.  Essa estratégia é ideal para a retenção de leads e fidelização de clientes. 

O marketing refere-se ao pós-venda como uma das partes mais importantes de um relacionamento com o cliente, mas muitas empresas deixam de praticar essa técnica e acabam não conseguindo reter seus clientes.

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