Quais são os principais tipos de sistemas de recomendação?

A tecnologia possibilitou que as empresas buscassem o sucesso através da utilização de meios digitais. Dessa forma, o surgimento do algoritmo de recomendação possibilitou que algumas ações fossem tomadas para o sucesso de uma organização. Logo, aproveitar os algoritmos de recomendação é fundamental para um negócio. Conheça tudo sobre os algoritmos de recomendação aqui neste artigo!

Você, provavelmente, já ouviu falar em algoritmos de recomendação e notou que as lojas virtuais o utilizam para oferecer produtos e serviços. Isso acontece, porque os algoritmos de recomendação melhoram a experiência dos consumidores e aumentam as chances da compra aumentar.

Os algoritmos de recomendação funcionam para o oferecimento de sugestões com base em algum critério e nos gostos dos usuários. Portanto, se você quer atingir suas metas na sua organização, invista na escolha certa para a configuração dos algoritmos de recomendação. Continue a leitura deste artigo e entenda melhor sobre o algoritmo de recomendação para E-commerce!

Saiba como utilizar o algoritmo de recomendação na busca do sucesso para o seu negócio e Algoritmo de recomendação para Ecommerce! | Foto: Pixabay.

O que são os algoritmos de recomendação?

De início, é fundamental que você entenda o que são os algoritmos de recomendação. No geral, os algoritmos de recomendação consistem em softwares que se baseiam em variáveis para realizar a recomendação de produtos, serviços ou conteúdos para os consumidores que visitam um e-commerce. Os algoritmos de recomendação utilizam a tecnologia para decidir as melhores recomendações, a partir da análise dos produtos acessados pelo consumidor.

Agora que você já sabe o que são os algoritmos de recomendação e para quê servem, veja no próximo tópico como os algoritmos de recomendação funcionam!

Como funcionam os algoritmos de recomendação?

A partir da instalação e da configuração, os algoritmos de recomendação se ligam com o banco de dados do e-commerce para consultar as informações dos produtos cadastrados. Com isso, os algoritmos de recomendação funcionam para a produção de alguns tipos de recomendação. Confira, abaixo, os principais!

Conteúdo

A principal funcionalidade dos algoritmos de recomendação se baseia no conteúdo, ou seja, eles funcionam exibindo itens que tenham semelhanças com os que são acessados frequentemente pelo usuário.

Colaborativo

Esse tipo de recomendação feita pelos algoritmos de recomendação é a categorização do público em grupos para oferecer sugestões que se alinhem a eles.

Conheça as dicas de como utilizar os algoritmos de recomendação de maneira correta, para que você coloque essa tecnologia em prática na sua organização!

Como usá-los de maneira correta?

O bom uso dos algoritmos de recomendação pode influenciar, diretamente, no sucesso de um e-commerce. Por esse motivo, garantir o funcionamento adequado dos algoritmos de recomendação é fundamental para que ocorra a recomendação de produtos ou serviços certos para cada consumidor. 

Veja, a seguir, as dicas que separamos para você fazer o bom uso dos algoritmos de recomendação no seu negócio!

1. Entenda o seu público

A primeira dica está relacionada ao público do negócio, pois as recomendações só irão funcionar se estiverem de acordo com a audiência. É evidente que os algoritmos de recomendação funcionam sozinhos, mas com uma configuração adequada e com os critérios alinhados, surgirá maior otimização do uso de algoritmos de recomendação. Então, primeiramente, entenda o perfil do seu cliente e suas preferências. 

Você pode fazer isso armazenando dados dos seus consumidores, visto que eles serão essenciais para que você conheça sua audiência.

2. Mantenha o seu banco de dados atualizado

Manter uma boa gestão de estoque e de banco de dados de produtos são ações cruciais para garantir a qualidade dos resultados entregues pelos algoritmos de recomendação, já que os algoritmos de recomendação precisam de dados para atuar de forma assertiva.

Uma sugestão que podemos te dar, para que você mantenha o seu banco de dados atualizado é fazer o uso de um sistema ERP. Dentro de uma empresa, o sistema de gestão empresarial auxilia na garantia da segurança e da guarda das informações no banco de dados.

Em uma empresa do segmento de moda, por exemplo, os algoritmos de recomendação são importantes desde a etapa de planejamento de coleção até às vendas.

Esperamos que nossas duas dicas te ajudem de alguma forma a utilizar melhor os algoritmos de recomendação na sua organização.  

Importância da implementação dos algoritmos de recomendação

Os algoritmos de recomendação não são somente uma forma de tornar um e-commerce mais moderno, pois eles também são relevantes para a jornada de compra do consumidor. Em razão disso, os algoritmos de recomendação são grandes aliados para o aumento da aproximação entre empresa e consumidores.

Os algoritmos de recomendação proporcionam uma experiência personalizada para cada usuário. Além disso, eles são capazes de eliminar dúvidas referentes à escolha de produtos.

Os benefícios dos algoritmos de recomendação também aparecem para as empresas, visto que o investimento nesse recurso tecnológico traz recompensas devido ao fato do aumento da satisfação do consumidor. 

Vamos conhecer os cinco principais benefícios dos algoritmos de recomendação para as empresas?

1. Aumento da taxa de conversão

O primeiro benefício que trouxemos neste artigo é o aumento da taxa de conversão. Essa vantagem acontece em função da facilidade que o consumidor encontra o que está procurando dentro de um site. Logo, os algoritmos de recomendação aumentam as chances de conversão e efetivação da compra.

2. Melhorias no posicionamento nos mecanismos de busca

Quando o usuário passa a acessar mais páginas por sessão, ele acaba ficando mais tempo em um site. Com esse aumento, o site aumenta suas chances de se posicionar de maneira relevante nos mecanismos de busca.

3. Competitividade

Quando uma empresa decide investir em algoritmos de recomendação, ela passa a ter um diferencial diante da competitividade do mercado.

4. Engajamento do consumidor

Se um consumidor se sente satisfeito com a sua experiência de compra dentro da loja virtual, ele estará mais propenso a promover sua marca.

5. Fidelização

O último benefício que separamos para este artigo é a fidelização. Quando o consumidor passa por uma boa experiência de compra em uma loja, a fidelização se torna mais provável, visto que ele confiará na sua marca e, provavelmente, comprará novamente.

A Umode

A Umode é uma plataforma de moda que auxilia marcas com suas coleções, desde o briefing até os pilotos de modo 100% digital. Sendo assim, conecta dados da matéria-prima ao sell-out, com a finalidade de maximizar a rentabilidade de uma maneira bem mais prática.

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