Product Lifecycle Management, traduzido para o português como Gestão do Ciclo de Vida do Produto e mais conhecido pela abreviatura PLM, é utilizado em diversos setores da indústria e foi integrado ao mercado da moda a partir da década de 1990.

Como o próprio nome já diz, o mercado de roupas e acessórios passou a atentar-se mais a todo o processo de desenvolvimento do produto e gestão da coleção de moda como forma de otimizar o fluxo de informações e procedimentos provenientes da ficha técnica de moda de cada coleção e temporada.

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Fashion PLM é um dos principais aliados das marcas de moda – Foto: Freepik

Product Lifecycle Management (PLM)

O gerenciamento do ciclo de vida do produto é realizado com o auxílio da tecnologia. Por meio de plataformas digitais, o PLM oferece diversas ferramentas voltadas às necessidades de cada setor do mercado.

A partir do compartilhamento de dados avançados e voltados especificamente para cada parte do processo de criação e prototipagem da coleção de moda, o PLM facilita o trabalho dos colaboradores porque automatiza tarefas simples e possibilita uma análise detalhada de cada etapa do planejamento.

Os principais benefícios de adotar o sistema PLM são: eliminar processos manuais; sistema de comunicação integrado – com fornecedores e clientes; sistema personalizado e focado nas necessidades de cada nicho e mercado; maior ROI (retorno de investimento); e baixo custo total de propriedade (TCO).

Com benefícios desse tipo, a coleção de moda de uma empresa é capaz de obter maior eficiência, reduzir custos desnecessários ou extras e melhorar a qualidade de seus produtos e atendimento.

A década de 1990 foi marcada pelo crescimento da indústria devido às diversas inovações tecnológicas que eclodiram. O desenvolvimento acelerado e a maior concorrência no mercado foram objeto de estudo para os profissionais do ramo, com o intuito de desenvolver métodos para otimizar a gestão das empresas.

Não foi diferente para o mercado da moda que logo percebeu as vantagens do PLM e aderiu à tendência.

Vantagens no uso de PLM na moda

O público passou a exigir que as marcas entreguem algo além de vitrines bonitas e bem elaboradas, como um propósito maior, seja ambiental ou de praticidade.

Em um cenário como esse, é imprescindível recorrer a processos de gestão que otimizem o planejamento do mercado fashion, seja no varejo ou atacado.

Nesse sentido, o sistema Product Lifecycle Management é uma ótima opção, porque une todas as fases da cadeia produtiva de uma peça de roupa, até chegar ao cliente.

Product Lifecycle Management (PLM) integra fornecedores, pessoas envolvidas no processo de produção, dados do mercado e sistemas de negócios, aliado ao histórico completo do produtos e empresas parceiras.

Compreender cada detalhe da ficha técnica da moda possibilita que a empresa faça uma medição de sua performance e dos parceiros e, consequentemente, em termos de qualidade, produto e serviço, avalie o que está bom e repense o que não está.

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Com o uFlow, você poderá integrar os setores de produção, desde a concepção do conceito da coleção, passando pela explosão do mix da coleção, briefing para fornecedores, solicitação/aprovação de pilotos, até a peça Lacre!

Também integrará fornecedores, pessoas e departamentos envolvidos no processo, fichas técnicas únicas (pois é, abandone o excel), junto ao histórico completo dos produtos, ciclo de vida, alterações, prazos, cronogramas.

Ah, e para completar, assim que finaliza um produto a uMode se encarrega de cadastrá-lo no ERP via integração!

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