A moda é algo que sempre vai se transformando ao longo do tempo. Conforme a sociedade vai mudando seus pensamentos e costumes, o modo de se vestir acompanha esse ritmo. Assim, a moda anos 60 representou diversas mudanças importantes no mundo fashion, dando um novo sentido na hora de escolher uma roupa. 

Foi um período no qual a liberdade de escolha das mulheres ganhou mais força e, desse modo, refletiu na moda, permitindo que o look estivesse ligado ao seu comportamento e dia a dia, ou seja, lifestyle

Continue a leitura e entenda o que foi a moda anos 60, as maiores tendências dessa época e o que ainda usamos hoje em dia! 

Moda anos 60: tendências da época ainda fazem sucesso atualmente. | Foto: Pixabay.

A moda anos 60

A moda anos 60 foi inovadora para a maneira das pessoas se vestirem. Essa década foi marcada pela conquista da liberdade de escolha para as mulheres, que finalmente se livraram do padrão de roupas dos anos anteriores.

A cultura em geral, principalmente a música, também influencia a moda. Nos anos 60, o rock and roll estava ganhando destaque, logo, a moda começou a seguir essa filosofia e comportamento. Para começar, a saia rodada foi abandonada para dar espaço à calça cigarrete e às famosas minissaias. Enquanto isso, a moda masculina anos 60 foi marcada pela jaqueta de couro, a grande queridinha. 

A moda anos 60 foi marcada pela primeira vez que as pessoas passaram a ligar seus comportamentos e estilos de vida com a maneira de se vestir. Além disso, peças que eram destinadas apenas para homens passaram a ser direcionadas às mulheres também. 

Esse período representou criatividade e ousadia, justamente por carregar essa bagagem de liberdade. As roupas eram cheias de estilo e personalidade, trazendo linhas regulares, tamanhos de saias e vestidos minis, uma paixão por formas geométricas e a influência da modernidade, apresentando o famoso tecido metalizado. 

Como mencionado, a moda está diretamente ligada à cultura e à sociedade. Na década de 60, muitas revoluções começaram a surgir, como os movimentos feministas, estudantis e os hippies. 

A moda dos anos 60 no Brasil teve como destaque o tropicalismo, movimento formado por grande coletivo de cantores e compositores, como Gilberto Gil, Gal Costa, Caetano Veloso, Nara Leão, Tom Zé e a banda Os Mutantes. Essa foi uma das grandes influências da moda nacional no final dos anos 60.

Conheça o que fez sucesso nos anos 60 | Foto:freepik

O que fez sucesso na moda dos anos 60

Há peças de vestuário que realmente marcaram a moda anos 60. Confira nossa lista do que mais fez sucesso nesse período! 

1. Minissaia

A minissaia foi um ícone da década de 60. Essa peça de roupa causou uma grande revolução na moda, até porque confrontava os valores da época. 

Mary Quant, estilista conhecida por criar a peça, diz que, na verdade, a minissaia foi idealizada pelas ruas, já que essa vivência de rua foi o que começou a influenciar na criatividade dos designers na área.

Minissaia nos anos 60. | Foto: Pinterest.

2. Vestido trapézio e tubinho

Os vestidos que tinham modelagens retas e geométricas, chamados modelos trapézio (barra da saia mais aberta, mais ampla) e o vestido tubinho também se destacaram na moda anos 60. 

Essas peças usavam e abusavam de estampas variadas. Percebemos a grande mudança quando comparamos esse tipo de vestido com os vestidos rodados dos anos 50.

Vestido tubinho com geometria. | Foto: Pinterest.

3. Hot pants

Nessa época, a moda praia foi marcada pelas hot pants, que são calcinhas de biquíni com uma cintura mais alta, que permite cobrir a barriga. Para complementar o conjunto, eram usados tops tomara que caia ou estilo mais fechado. 

Traje de banho dos anos 60. | Foto: Pinterest.

4. Tecido metálico

Roupas com tendência espacial ganharam muito sucesso nos anos 60. As peças com corte reto, prata e branco dominando, botas de cano baixo e meias com tecidos metalizados foram os grandes ícones dessa influência.

Vestido metálico com meia calça metálica. | Foto: Pinterest.

5. Estampas variadas e ousadas

Como vimos, a moda anos 60 feminina foi marcada por estampas de todos os tipos, com cores vibrantes e estampas geométricas. 

Além disso, outras estampas também ganharam destaque, como poá, listras, florais, xadrez e o famoso tie dye. As estampas psicodélicas ficaram muito em alta nesse período e vários looks fashionistas foram criados com elas.

Vestido trapézio geométrico. | Foto: Pinterest.

6. Cabelo curto e cílios bem marcados estilo boneca

O pixie cut, devidamente acompanhado dos cílios grandes e marcados estilo boneca foram outros grandes sucessos da moda anos 60. Esse estilo ficou muito conhecido e famoso por causa da modelo Twiggy. 

Ela se tornou referência de moda e estilo na época, por ter uma beleza única e quebrar padrões, já que o corte de cabelo curtinho daquela forma era uma novidade. 

Modelo Twiggy. | Foto: Flickr.

7. Pérolas

O acessório de pérolas também teve seu lugar de evidência na década de 60. Colares, pulseiras e brincos complementavam os looks da época. 

Audrey Hepburn, atriz e ícone fashion que atuou como protagonista no filme Bonequinha de Luxo, fez muito sucesso ao usar um lindo colar de pérolas no longa. Assim, o acessório se tornou um marco, reconhecido até mesmo nos dias de hoje.

Atriz Audrey Hepburn. | Foto: Pixabay.

Qual tendência dos anos 60 ainda se faz presente nos dias de hoje?

Hoje em dia, a moda é constantemente resgatada, já que as origens e as marcas deixadas em décadas anteriores sempre serão referência. Looks com minissaia voltaram com tudo. Utilizar essa peça com bota até os joelhos era popular na moda dos anos 60 e continua fazendo sucesso. 

A estampa floral também segue sendo uma das queridinhas da moda nos dias atuais, estampando camisas, vestidos e todo tipo de peça. E por falar em estampas, as quadriculadas e psicodélicas ainda são muito famosas. O tie dye virou uma tendência viralizada na internet, seja em camisetas, calças, moletons e outras peças. 

As hot pants também estão em evidência e são muito utilizadas como trajes de banhos descolados e confortáveis para as mulheres. O colar de pérolas é outro que se mostra bastante presente hoje, seja na sua forma clássica ou junto de outros tipos de miçangas coloridas, formando looks despojados e alegres. 

Outras tendências dos anos 60 que não mencionamos anteriormente, como o salto gatinho e a alfaiataria masculina, também voltaram com força total e ainda formam looks chiques e estilosos no mundo fashion.

Gostou de saber mais sobre a moda anos 60? Quer saber mais sobre o mundo do styling? Junte-se à U.Mode, plataforma especializada no segmento de moda, que ajuda estilistas em seus processos criativos, oferecendo organização e facilidades durante seu desenvolvimento. 

A Umode

A Umode é uma plataforma que conecta do estilo ao marketing de forma descomplicada auxiliando empresas de moda, desde o briefing até as vendas de modo 100% digital. Sendo assim, conecta dados da matéria-prima ao sell-out, com a finalidade de maximizar a rentabilidade de uma maneira bem mais prática.

Gostou do conteúdo de moda e quer saber mais sobre esse processo de gestão da sua coleção? Acesse o site da U.Mode e tire todas as suas dúvidas sobre coleção de moda e muito mais!