Você sabe como definir as estratégias comerciais de uma empresa? Conseguir estabelecer essas estratégias comerciais de compra e venda pode ser a chave para que você consiga alcançar resultados cada vez mais vantajosos para sua empresa.

O termo estratégia comercial pode ser um tanto complicado para se encontrar uma definição específica, porém, quando se leva em consideração todos os fatores estratégicos de modelos de negócios, pode ser mais fácil entender o conceito.

Veja a seguir o que você precisa saber para aplicar as estratégias comerciais em sua empresa de moda!

Estratégias comerciais genéricas. | Foto: Unsplash/Burgess Milner.

O que são as estratégias comerciais de uma empresa?

O que muitas pessoas erram sobre o conceito de estratégias comerciais é pensar que são a mesma coisa que técnicas de vendas.

A estratégia comercial é definida como uma série de ações com o objetivo de encontrar e conquistar clientes que possam se interessar na marca, com o intuito de aumentar as vendas de uma empresa. Uma boa estratégia de vendas sempre leva em consideração as tendências apresentadas de consumo, e também indicadores para futuras otimizações, como o ticket médio, número de clientes e mais.

Como definir as estratégias comerciais mais importantes da sua empresa de moda?

Confira abaixo como você pode definir as estratégias comerciais de sua empresa de moda!:

Conheça bem o perfil do seu cliente

Você precisa estudar todos os aspectos que os seus compradores têm em comum, além da sua idade média, grupo social, quais os tipos de conteúdos que eles acompanham e em quais mídias, se são mais tradicionais ou mais modernos, entre outros. Quanto mais você souber sobre o seu público, mais fácil vai ser acertar na hora de elaborar suas estratégias.

Promoções frequentes e com descontos progressivos

Quando você cria promoções, é necessário sempre garantir que elas estão sendo bem divulgadas e de uma forma clara, dentro dos canais de mídia que o seu público usa. Além disso, colocar preços mais altos de propósito apenas para deixar o desconto mais atrativo pode ser extremamente prejudicial para a imagem da sua empresa.

Quando se aumenta o valor do desconto por peça, você vende mais, aumenta o ticket médio e consegue atrair novos clientes, podendo girar o seu estoque e abrir espaço para mais coleções.

Criar parcerias

Uma parceria é um acordo comercial que é feito entre as empresas, que possibilita que todas as partes ganhem, incluindo os clientes. Uma forma de entender as parcerias é observar os influenciadores de moda, que dão dicas sobre como se vestir, se maquiar e se comportar, e podem divulgar marcas para a sua audiência.

Um outro exemplo de parceria é a de convênios, em que uma empresa é responsável por oferecer descontos, brindes ou facilidades para os clientes e funcionários de outras empresas. Ainda existe a possibilidade de oferecer um espaço dentro do seu site ou loja para que aconteçam anúncios de outros negócios.

Escolher o seu ponto de venda com sabedoria

O ditado “estar no lugar certo e na hora certa” é muito importante para que você consiga conquistar cada vez mais clientes. Esse é o principal motivo por trás do custo tão alto para manter uma loja em shoppings, ainda mais se a sua marca ainda não for conhecida dentro do mercado, deixando ainda mais importante estar em espaços que possam te favorecer.

Fora isso, é importante pensar que caso o seu cliente esteja transitando de carro, é necessário oferecer uma facilidade de estacionamento, seja com uma garagem própria, compartilhada com outros comércios ou apenas estar em uma rua com disponibilidade de vagas e nem tão movimentada.

Estar por dentro das tendências

O mundo da moda está sempre mudando e os clientes vão atrás do que tem de mais novo. Para que você esteja sempre na lista de favoritos dos seus clientes, a sua loja deve sempre seguir as tendências do mercado, sem abrir mão do seu estilo original.

Como aplicar as estratégias comerciais na sua empresa?

Existem três passos básicos para aplicar as estratégias comerciais em sua empresa, veja abaixo:

Ir em busca de clientes em potencial

Para achar os clientes que sejam o tipo ideal da sua loja, você pode utilizar uma estratégia por meio da mídia, como promoções e concursos. Mesmo que você afirme que vai atrás de consumidores, ligar para eles, enviar e-mail, participar de feiras de negócios e responder as ligações e e-mails que chegam para você já é uma parte fundamental na hora de conquistar clientes, e não deixam de ser uma forma de mídia.

Conquistar os clientes que fazem parte do seu público-alvo

Depois do passo anterior você já conta com uma lista de clientes, já conseguiu atrair eles até os pontos de venda ou entrar em contato. Agora, é a hora de entender e atender as necessidades deles e apresentar as soluções necessárias para mostrar que sua empresa é capaz de resolver seus problemas.

Então, chegou a hora de usar as técnicas de venda e também de negociação. Você deve ter sempre como foco principal a técnica de se colocar no lugar do seu cliente, entender quais são as suas necessidades e oferecer os produtos que eles querem e precisam. Lembre-se que os bons vendedores escutam mais do que falam e nunca empurram vendas, mas puxam as compras até si.

Fidelização de clientes

A fidelização de clientes é a base para um sucesso de vendas. Ela acontece principalmente quando a empresa conseguiu entender e conhecer de forma profunda os seus clientes e consegue antecipar as próximas necessidades, oferecendo sempre a oferta certa para o problema, para o cliente que está com o problema, na hora que ele surge, pelo preço certo e também pelo canal certo.

Essa famosa estratégia de vendas tem como principal objetivo superar todas as expectativas de seus clientes, os surpreendendo a todo momento e fazendo com que consigam sentir e perceber que a empresa realmente se importa e acompanha as suas necessidades, oferecendo sempre as melhores soluções.

Agora que você conhece as estratégias comerciais de uma empresa de moda, não perca tempo e crie as suas!

uMode

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