Hoje em dia, otimizar o tempo, crescer de forma organizada e ter um sistema integrado dentro da sua loja vai te auxiliar durante todo o processo. Ter uma gestão competente de produção, compra, faturamento, financeiro e de estoque é essencial para alavancar as vendas e o sistema ERP pode te ajudar. Esse sistema é essencial na organização da sua empresa e no e-commerce se torna ainda mais, bem como na área da coleção de moda. Mas você sabe o que é um sistema ERP e como ele funciona? Sabe quais as vantagens ele pode oferecer para o seu e-commerce de moda? Bom, nessa postagem vamos te contar tudo o que é necessário para aplicar o sistema Vesto, o que ele faz, como utilizar e quais são as suas vantagens. 

Sistema ERP Vesto auxiliando na compra de mercadoria. | Foto: Freepik.

O sistema ERP vem de uma sigla em inglês, que significa: Enterprise Resource Planning, ou melhor, Planejamento dos Recursos da Empresa. Esse sistema de gestão empresarial auxilia nos processos internos das organizações e dos e-commerce, além de funcionar como um banco de dados de informações estratégicas.

O que é sistema VESTO?

O ERP Vesto, é um sistema que permite a gestão completa das rotinas da indústria de confecção, ou seja, desde a criação da ficha técnica do produto até a integração dele com o e-commerce. O ERP é desenvolvido por profissionais capacitados no assunto e que conhecem muito bem a área. Além disso, o sistema Vesto ajuda na incorporação dos recursos próprios do segmento de coleção de moda.

Como funciona o sistema vesto?

O sistema Vesto funciona de maneira modular, isto é, pode ser configurado de acordo com a dimensão e necessidade da empresa. Todos os seus processos e suas áreas possuem uma ótima flexibilidade para atender empresas, independentemente do seu porte. Ademais, o sistema ERP possui algumas funcionalidades as quais  permitem a realização de um mapeamento completo das matérias-primas, dos insumos e dos serviços a serem utilizados na composição do produto, em sua etapa final. 

Há, ainda, uma relação desenvolvida com a emissão das respectivas notas fiscais da compra, da remessa e do retorno. Assim, o sistema consegue implantar diversos controles para facilitar a cadeia de produção, o que acaba melhorando a inspeção realizada sobre as produções externas e permitindo uma total possibilidade de rastreamento, recurso indispensável para a obtenção e manutenção dos certificados  ABVTEX, para as empresas. 

Esse sistema é dividido em partes e algumas delas são:

  • Compras – Por meio desse sistema é possível fazer a administração da compra inteira. Com o Vesto, faz-se uma integração de todas as informações como: a produção, os estoques, a parte financeira e a fiscalização;
  • Varejo e/ou Atacado – O Vesto pode ser usufruído pelas duas formas de produção, de forma vantajosa;
  • Estoque – Como já foi dito acima, o sistema ERP auxilia na gestão do estoque e permite que haja mais de um deles para que o funcionamento seja perfeito;
  • Faturamento – Assim como a questão do estoque, o faturamento também já foi mencionado anteriormente. No entanto, é necessário frisar que além de ajudar no processo da emissão da nota fiscal, o Vesto faz o acompanhamento da entrega, bem como relatórios, rankings de venda e cuida do faturamento mensal;
  • Financeiro –  Além de juntar todos os itens acima, o ERP faz uma gestão de todas as contas necessárias e do fluxo de caixa, projetando as compras dos serviços, ordenando a produção e realizando um plano orçamentário.

Para que serve o sistema Vesto?

O ERP atua como um software de gestão e é utilizado para unificar informações e facilitar o fluxo de trabalho entre as áreas da empresa, inclusive no e-commerce. Por causa disso, ao levar em consideração que cada departamento específico necessita de uma ferramenta própria para conseguir gerar os seus relatórios e executar com perfeição as tarefas rotineiras, o ERP passa a ter um papel indispensável.

Ele serve como um centralizador, ou seja, como uma integração do fluxo de trabalho em um único sistema. Nele, há o alinhamento da comunicação de todas as áreas da empresa, seja ela física ou um e-commerce, o que acaba por facilitar qualquer decisão a ser tomada.

Dessa forma, com o sistema Vesto, ao invés de cada parte da empresa possuir um software isolado, o ERP vai concentrar todas as informações necessárias em uma única plataforma. Isso fornece às marcas uma maior  autonomia na hora de concretizar as tarefas cotidianas, além de tornar a comunicação dentro da empresa cada vez mais interligada. 

É justamente essa organização que vai proporcionar um crescimento empresarial. Isso porque com esse controle as vendas aumentam e consequentemente o faturamento da sua loja ou e-commerce. Ao solucionar os problemas comunicacionais o fluxo de trabalho diário melhora, já que a maior parte dos erros são evitados e a implementação da ferramenta integrada garante informações assertivas e mais sólidas para o negócio. 

Esse Sistema de Gestão Empresarial, tem como objetivo automatizar os processos, melhorar a gestão e ajudar a empresa a manter-se competitiva no mercado e isso não seria diferente com a moda.

Veja abaixo como usar o Vesto para melhorar as vendas do seu e-commerce de moda

Como usar o sistema Vesto?

O sistema ERP Vesto pode ser utilizado em qualquer empresa, independente do segmento. Mas, na área da moda ele se torna ainda mais interessante. Isso porque ter um maior controle e organização do seu estoque e do fluxo de vendas de suas mercadorias (roupas, sapatos, bolsas e etc.) vai auxiliar ainda mais a loja na hora de recomendar produtos semelhantes aos clientes.

Como assim? O Vesto, com uma integração maior entre todos os sistemas dentro da empresa e do e-commerce, é possível criar demandas específicas e bem elaboradas para cada cliente. Através desse sistema é feita a devolução e a troca dos itens de moda, além de melhorar de forma significativa a gestão financeira e tornar o seu negócio mais visível e competitivo.

Com o ERP Vesto, o seu e-commerce vai conseguir desenvolver cadastros online que vão favorecer as vendas e a personalização das mercadorias. Isso faz com que haja crescimento e uma melhora absurda nos serviços prestados.

5 vantagens do Vesto

Como ficou claro durante esse post, existem várias vantagens ao adotar esse sistema e algumas delas são:

  1.  Controle de estoque
  2.  Gestão financeira 
  3. Controle de fluxo de caixa e emissão de notas fiscais
  4. Ordens de serviço 
  5. Cadastro dos consumidores

Todas essas vantagens do Vesto já foram discutidas ao longo desse post, mas caso ainda reste alguma dúvida consulte a Umode e se informe melhor sobre o assunto do ERP Vesto e da coleção de moda.