As tendências verão 2022 chegam iluminadas de muitas cores e novidades. Por causa da pandemia da Covid-19, esses últimos anos não só afetou a forma de nos relacionarmos, mas também a forma como nos vestimos.

Em razão disso, o verão 2022 trouxe para a moda um maior uso de camadas, praticidade, conforto e trabalhos manuais. Essas novidades foram marcadas pela moda verão 2022 apresentada nas passarelas da New York Fashion Week SS 21 (NYFW SS 21).

Bem como em 2021, a coleção verão 2022 continuará apostando em conforto e praticidade. Isso devido aos resultados da pandemia, entre eles a valorização das peças com recortes versáteis e agradáveis que espelham looks de home office e trabalhos presenciais.

Ao longo da matéria você conferirá as principais tendências verão 2022, além de saber quais as cores, estilos, roupas e acessórios que estão em alta para arrasar na coleção verão 2022. Continue a leitura!

Praticidade e conforto: essas são as palavras que resumem as tendências verão 2022. | Foto: Freepik/svetlanasokolova.

Quais tendências estão em alta para 2022?

Cut-out

Investir em recortes estratégicos, seja em versões assimétricas ou até mais estruturadas é a onda do momento!

O melhor de tudo é que essa moda verão 2022 é mega versátil e quase não tem regras: sinta-se à vontade para escolher as possibilidades de uso.

Estampa psicodélica

Nos anos 60, o designer Italiano Emilio Pucci apresentou ao mundo da moda um mix colorido e cheio de fluidez.

Essa estampa com um estilo Hippie e um ar mais descontraído explodiu mundialmente e se tornou um ícone que vai voltar com tudo nas tendências verão 2022!

Crochê

O crochê se tornou super contemporâneo, ousado e divertido nas tendências verão 2022, ganhando novos ares.

Essa coleção ganha um compilado de texturas infalíveis, podendo ser usado desde coletes coloridos, vestidos, até biquínis e outras peças ousadas e transparentes – o que é perfeito para a moda verão 2022!

Conjuntinhos

Os conjuntinhos são clássicos que nunca saem de cena. A combinação de duas peças com o mesmo padrão promete ser uma das tendências verão 2022 bem-sucedida. 

Cores

Conforme a Coloro e a WGSN, gigantes do mundo das tendências, as cores que irão dominar o ano de 2022 são: Orchid Flower, um rosa vibrante; Atlantic Blue, um azul profundo; e Mango Sorbet, um laranja puxado para o tom da manga.

Cores tendências verão 2022: amarelo, rosa, azul e verde. | Foto: Freepik/wayhomestudio.

Nas tendências verão 2022 podemos apostar em cores de roupas como amarelo, verde, rosa e azul. Busque deixar aquele pretinho básico de lado e se esbalde naquelas cores que deixam o look mais vivo. 

Roupas

Vestidos

Vestido com mangas bufantes: tendências verão 2022. | Foto: Freepik/svetlanasokolova.

Os vestidos trazem tudo aquilo que é proposto para as tendências verão 2022: praticidade e conforto. Além de serem peças lindas e versáteis.

Aposte em estampas vintage, modelos com mangas bufantes e muita fluidez. Esses são alguns estilos que entraram com tudo na categoria sucesso na coleção verão 2022.

Minissaias

Nossa queridinha andou bastante sumida, mas voltou a inspirar os estilistas em razão dos anos 90 e agora volta para as tendências verão 2022.

O cumprimento é bem curto mesmo, um palmo de saia. Seja em looks casuais ou nos de festa, como o vestido bordado desfilado por Carla Bruni e outras tops dos anos 90, na Balmain.

Biquínis

As mangas bufantes estão presentes em diversas peças, inclusive na coleção praia, como nos maiôs, biquínis, saídas de banho, entre outras.

Essa coleção conta com o estilo dos babados e crochês: uma ótima oportunidade para aproveitar aquele biquíni feito a mão, pois agora está super em alta!

Top super cropped

Top Super Cropped: tendências verão 2022. | Foto: Unsplash/Atikh Bana.

O cropped, muito comentado nos últimos anos, diminuiu mais ainda de tamanho nessa última temporada.

Agora está mais para um bustiê do que para cropped, lembrando até as próprias partes de cima do biquíni – bem a cara do verão!

Estilos

Estampas florais

Estampas florais: tendências verão 2022. | Foto: Unsplash/Tamara Bellis.

As estampas florais voltaram com tudo nas tendências verão 2022. Elas foram as mais usadas nas passarelas da NYFW SS 21.

As estampas fizeram sucesso nos desfiles de grifes como Rodarte, Ulla Johnson, Nico Miller, Cynthia Rowley, entre outras.

Mangas bufantes

Essas fizeram sucesso nas tendências de 2020, permaneceram em 2021 e vêm com tudo na moda verão 2022! As mangas bufantes combinam na parte superior do look, ganhando destaque nos ombros.

Há algumas opções de mangas bufantes: umas mais altinhas, outras mais justas e simples. Já na parte de baixo, é possível optar por saias de babado, calça social ou jeans e até mesmo shorts.

Cintura baixa

Os anos 90 voltaram inspirando os estilistas nas tendências verão 2022, e as peças de cintura baixa não ficaram para trás.

Alguns modelos com o umbigo de fora apareceram em vários desfiles, como na Versace, Chanel e Miu Miu.

Cabelos coloridos

Cabelo colorido rosa: tendências verão 2022. | Foto: Freepik/nakaridore.

Os cabelos coloridos não são só para adolescentes e moderninhos, essa temporada só confirmou que essa moda pegou de vez.

O azul e o rosa são as cores que caem super bem em vários tons de fios e contrastam com vários tons de pele. Então, fica a dica!

Acessórios

Bandanas

As bandanas fazem sucesso tanto em looks elegantes quanto em produções mais casuais. 

Os lenços são peças versáteis que podem ser usados desde um acessório de cabelo até um chaveiro amarrado na bolsa. Ultimamente vemos vários sendo usados como cropped. Basta soltar a criatividade!

Miçangas

Miçangas: tendências verão 2022. | Foto: Freepik/Racool_studio.

Pulseiras e colares de miçangas estão super em alta nas tendências verão 2022. Elas possuem elementos fofos, divertidos e coloridos – o que possibilita várias combinações diferentes e estilosas. 

Maxi brincos

Se você curte maxi acessórios, tenho certeza que vai amar a tendência maxi brincos. Elas voltaram com tudo na coleção verão 2022 e trazem personalidades que se destacam em qualquer look.

Acessórios coloridos

Muitas cores! O mix de cores é sucesso no verão. Alguns acessórios, como bolsas e sapatos, em cores mais vibrantes, ganham destaque em looks mais neutros.

Apostar em um vestido branco e confortável com esses acessórios e um óculos de sol, é a cara do verão!

Agora que você já sabe quais são as tendências verão 2022, se está curioso para saber mais sobre o mundo da moda, não deixe de acessar a Umode: uma plataforma que auxilia estilistas no processo de desenvolvimento de uma coleção.

A Umode

A Umode é uma plataforma de moda que auxilia marcas com suas coleções, desde o briefing até os pilotos de modo 100% digital. Sendo assim, conecta dados da matéria-prima ao sell-out, com a finalidade de maximizar a rentabilidade de uma maneira bem mais prática.

Gostou do conteúdo de moda e quer saber mais sobre esse processo de gestão da sua coleção? Acesse o site da Umode e tire todas as suas dúvidas sobre coleção de moda e muito mais!