O setor da moda é um dos mais relevantes dentro do mercado. Diante disso, ela é influenciada diretamente pelas variações de comportamento de consumo e mudanças sociais. Portanto, os profissionais desse segmento devem se adaptar e conciliar todas as habilidades exigidas para se manterem no mercado, inclusive, as de gestão. Assim, as estratégias de marketing serão mais assertivas. Quer saber os principais detalhes sobre a gestão comercial no mundo da moda? Leia este artigo!

Além de apresentarmos o que é a gestão comercial na moda, também queremos te ajudar a melhorar a gestão de moda do seu negócio. Pensando nisso, preparamos, a seguir, cinco dicas para a gestão de moda que irão contribuir para o crescimento da sua empresa.

Gestão comercial moda: entenda como a gestão comercial é essencial para um negócio de moda. | Foto: Pexels.

O que é gestão comercial no mundo da moda?

Antes de empreender no mundo da moda, é fundamental que a empresa já tenha um planejamento de coleção e de estratégias para que seja possível analisar os objetivos da organização. Por isso, de início, iremos te explicar o que é a gestão de negócios e como a gestão de moda é uma peça-chave para empreender nesse segmento.

Quando uma empresa inicia suas atividades, a principal questão levada em consideração para montar um planejamento e uma gestão é entender o valor da empresa e o custo com a mão de obra. A partir disso, se torna viável definir a quantia que será investida e que será necessária.

É nesse contexto que a gestão comercial entra, a fim de analisar custos fixos e variáveis, mudança e inovação no mercado, estratégias de comunicação e outras ações que podem influenciar no desenvolvimento da organização.

Por esse motivo, é imprescindível pensar em um planejamento e estruturação também para a gestão de moda. Agora que você já entendeu a importância da gestão comercial para a gestão de moda, conheça as dicas que separamos para você colocar em prática no seu negócio e fazer uma boa gestão de moda. Confira!

5 dicas para fazer uma boa gestão de moda

No tópico anterior, foi possível entender que sem planejamento para traçar planos de ação, ausência de investimentos e falta de inovações, a gestão de moda pode sofrer sérios problemas, fazendo com que o negócio perca espaço no mercado. Preocupados com isso, listamos as cinco principais dicas para uma boa gestão de moda!

1. As tecnologias podem ser grandes aliadas para a gestão de moda

A modernização é um aspecto interessante para qualquer negócio que queira aperfeiçoar seu desenvolvimento. Podemos afirmar isso porque, na maior parte das vezes, as tecnologias atuam como um diferencial em relação aos concorrentes no mercado. Então, quando o assunto é competitividade, é interessante investir em inovação tecnológica.

Logo, para ter uma boa gestão de moda é legal que você busque por ferramentas ou softwares de gestão que ofereçam funcionalidades pertinentes para a otimização dos processos do negócio.

Com a implementação desses tipos de sistemas, surge facilidade na monitoração de estoque da empresa, registros de informações sobre vendas e na disponibilização de dados para todos os colaboradores da organização. Ademais, as ferramentas tecnológicas permitem um gerenciamento mais rápido e assertivo, visto que proporcionam melhorias na organização de colaboradores, de metas, de projetos e dos investimentos.

Um sistema tecnológico que pode colaborar com melhorias na gestão de moda é o sistema de gestão integrado (ERP). Esse sistema serve para auxiliar o gestor da organização na busca por melhorias em processos internos, possibilitando a centralização dos dados em uma plataforma e tornando o fluxo mais fluido.

2. Uma comunicação eficaz faz toda a diferença para a gestão de moda

Assim como em qualquer empresa, a rotina de uma organização que atue no segmento de moda também exige uma boa comunicação, já que abrange diversas tarefas e processos. Para tornar a comunicação de uma empresa mais eficaz, é preciso fazer a identificação dos desafios e barreiras que estejam causando ruídos na comunicação dentro da organização.

Diante disso, se uma empresa deseja fazer uma boa gestão de moda, deve se atentar ao alinhamento da comunicação entre todos os colaboradores e departamentos para atingirem, em conjunto, os objetivos e o sucesso.

3. Diversifique os canais de atendimento

Como mencionamos no início deste artigo, o ramo da moda sofre diretamente com as mudanças no comportamento de consumo. Logo, uma empresa que busca por sucesso em suas vendas precisa inovar também nos canais de atendimento, pois não basta manter somente os canais tradicionais, como e-mail e telefone.

Para escolher os canais de atendimento ideais para a sua empresa e fazer uma boa gestão de moda, se atente ao perfil do público-alvo, identificando seus hábitos de compra, comportamentos, desejos e dúvidas. Dessa maneira, você terá mais facilidade para encontrar os canais de atendimento que se alinhem melhor com a sua empresa.

Mesmo que você tenha uma loja física, não deixe de investir nas plataformas online para divulgar seus produtos, realizar atendimentos, gerar conteúdos e, consequentemente, aumentar as chances de vendas!

4. Faça o treinamento da equipe

A equipe de uma empresa é responsável por fazer a representação da marca. Diante disso, procure por profissionais qualificados na área de atendimento com o intuito de fazer com que os consumidores se sintam satisfeitos com a compra no seu negócio.

Se você está buscando o sucesso de vendas no seu negócio de moda, entenda que é de grande importância capacitar bem sua equipe de colaboradores. Para fazer isso, você pode tomar algumas atitudes para manter a produtividade positiva, entre elas podemos citar: fazer treinamentos antes dos lançamentos de novas coleções, criar metas de vendas, aumentar a motivação dos colaboradores, entre outras.

5. Use código de barras

A última dica que preparamos neste artigo para você que busca uma boa gestão de moda na sua empresa é a utilização de código de barras. Essa ferramenta garante um controle mais assertivo dos produtos. Com o uso da codificação, há melhorias no gerenciamento no estoque e as vendas se tornam mais práticas e rápidas.

Ao final da leitura, você entendeu o que a gestão comercial no mundo da moda e como colocá-la em prática. Que tal conhecer a fashion PLM da Umode? 

A Umode

A Umode é uma plataforma de moda que auxilia marcas com suas coleções, desde o briefing até os pilotos de modo 100% digital. Sendo assim, conecta dados da matéria-prima ao sell-out, com a finalidade de maximizar a rentabilidade de uma maneira bem mais prática.

Gostou do conteúdo de moda e quer saber mais sobre esse processo de gestão da sua coleção? Acesse o site da Umode e tire todas as suas dúvidas sobre coleção de moda e muito mais!