A cada dia que passa, o mercado da moda se torna mais competitivo e a concorrência é acirrada, por isso, muitos se questionam: como chamar atenção de clientes para loja de roupas?

A resposta pode não ser tão simples, para atrair clientes é necessário planejamento, estratégias, entre outros pontos fundamentais.

Mas existem diversos caminhos que podem ser percorridos para conseguir atrair clientes para qualquer tipo de comércio, incluindo uma loja de roupas. 

É preciso ter em mente que isso não irá ocorrer da noite para o dia, pois qualquer mudança em um comércio exige tempo.

Sendo assim, todas as mudanças que você realizar a fim de saber como atrair clientes para sua loja de roupas trará resultados a longo prazo, mas que serão extremamente benéficos. 

Saiba como chamar atenção de clientes para loja de roupas. | Foto: Freepik

A seguir traremos algumas dicas indispensáveis de como chamar atenção de clientes para loja de roupas!

Dicas para atrair clientes clientes para sua loja

Vender pode ser um grande desafio, a concorrência é grande e é preciso se destacar no mercado. Se destacar pode ser um grande desafio, principalmente para lojas menores e empreendedores mais novos.

É preciso estar sempre atento às novidades, às redes sociais e ao uso da internet. Além disso, é preciso criar uma boa estratégia, que funcione com o seu público dentro e fora do online, dois ambientes completamente diferentes, mas que são essenciais para o seu negócio.  

Também é necessário estar atento ao que os seus concorrentes estão fazendo, como eles estão se destacando e o que falta em suas estratégias. Uma pesquisa de mercado é muito importante para vender, além de uma boa pesquisa sobre o seu público.

A maior dica é conhecer seu público, pois ao compreender suas dores, necessidades e desejos, é possível criar campanhas e direcionar produtos para eles.  

É possível afirmar que a psicologia de vendas é o caminho mais seguro e eficaz de conquistar o seu público e, consequentemente, aumentar suas vendas. Essa é uma técnica que une o estudo da mente dos consumidores com técnicas de vendas utilizadas por muitos.

Com essa combinação, se garante que tais técnicas se encaixam às necessidades do cliente. Separamos 5 dicas técnicas da psicologia de vendas para você saber como atrair clientes para sua loja

1. Conheça o seu público

O primeiro passo de como atrair clientes para sua loja de roupas, seja ela física ou online, é conhecer os seus clientes. Ao saber quem é o seu público, quais são suas preferências, suas vontades, você consegue criar estratégias para se comunicar com ele e, o mais importante, vender para ele. 

Um erro comum de muitas lojas é direcionar os produtos errados para os seus clientes porque não sabem quais são suas necessidades e suas vontades.Outro erro comum é a criação de campanhas que não comunicam com seu público, mas que não atraem outras pessoas. Sendo assim, a loja acaba não vendendo para ninguém.  

Faça uma boa pesquisa em relação ao seu público, conheça suas dores, vontades e desejos. Para isso, faça enquetes em suas redes sociais, envie e-mail com alguns formulários, analise os feedbacks e faça a construção de sua persona. 

Uma das técnicas utilizadas pela psicologia de vendas para isso é a identificação emocional, ou seja, conquistar o cliente por meio dos valores que possuem em comum.

2. Supere as expectativas do seu público

Uma forma de como atrair clientes para sua loja é surpreendendo o seu público e isso pode ser feito de diversas maneiras como oferecer descontos, promoções ou outros tipos de eventos que os peguem de surpresa. Você pode utilizar as redes sociais para realizar essa comunicação.

O importante é você mostrar ao público que ele é importante, que você está disposto a conquistá-los e atraí-los.

O mais importante é que será benéfico para eles comprarem e consumirem os seus produtos. Pegá-los de surpresa, principalmente em relação aos valores e compras, é uma técnica eficaz da psicologia de vendas. 

3. Seja criativo

Outro ponto é a criatividade, quanto mais diferente você for das demais lojas, mais interessados seus clientes ficarão. Por exemplo, use sua criatividade na hora de surpreendê-los, um exemplo, envie brindes ou algum tipo de mimo para eles.

Prepare algo especial em datas comemorativas, como no aniversário de seus clientes, entre outros.  

Estenda sua criatividade para as redes sociais e até mesmo para os seus produtos. Utilizando o que conhece sobre o seu público, idealize um novo produto, algo que possa inovar no mercado. Trabalhar com fast fashion pode ser uma alternativa. 

Em resumo, não há limites para o uso da criatividade em um comércio, seja ele online ou físico. É preciso ter cuidado apenas em um ponto, se o que você está fazendo realmente agrada ao público e se você não gastará mais do que receberá.

Esses dois pontos são fundamentais para a sustentação de uma loja. 

4. Seja persuasivo

Essa é uma técnica da psicologia de vendas que garante um novo público e a venda de seus produtos, é o uso da persuasão. Ou seja, você convence o público a se aproximar de você e, em seguida, os convence a comprar os seus produtos ou adquirir um determinado serviço.

Essa técnica pode ser muito bem empregada nas redes sociais, a partir de publicações sobre sua loja e seus produtos. 

Uma dica é utilizar gatilhos mentais, que irão atrair as pessoas até você, sem grandes esforços. Mas cuidado, o excesso desses gatilhos pode ser prejudicial. Exemplos de persuasão são: 

  • confiança na apresentação;
  • ambiente de trabalho organizado e minimalista;
  • produtividade em alta;
  • linguagem corporal positiva.

5. Técnicas de “vitrinismo”

Por último, mas não menos importante, uma das formas de como atrair clientes para loja física é utilizar técnicas de vitrinismo.

Essa é uma técnica utilizada por muitos, principalmente nos comércios físicos, para apresentar os produtos, pois as vitrines são como grandes capas, feitas para atrair e convencer as pessoas a entrar e comprar. 

A questão das vitrines é que elas não podem ser caóticas e com muita informação, é preciso destacar o que há de mais importante em sua loja e, quando o cliente entrar, apresentar o resto.

Isso também pode ser feito nos sites, colocando em destaque os melhores produtos e conforme a pessoa for adentro, descobre o resto. 

Ao apresentar o mais interessante e focar nele, fica mais fácil atrair o público e convencê-lo a comprar.

Treinamento de Vendas para moda

Mais do que apenas atrair clientes para sua loja de roupas, é preciso aprender técnicas para vender mais e melhor.

E ao contrário do que muitas pessoas ainda acreditam, vender não depende de dom, mas sim de muito estudo e prática.

Pensando nisso, a uMode, através da sua plataforma educacional, o uClass, lançou o Treinamento de Vendas para moda.

Neste treinamento você descobrirá como se tornar um consultor de moda, para orientar seus clientes a comprar mais e melhor lidando com os diferentes tipos de pessoas.

As inscrições podem ser realizadas neste link.