Criar novas coleções é sempre uma ótima maneira de mostrar novos lados da mesma marca e, assim, conquistar cada vez mais clientes. No entanto, para que esse lançamento seja bem-sucedido, é importante prestar atenção em vários detalhes importantes, como: saber quem são os clientes, dominar as tendências do momento, selecionar um tema, anotar as ideias para a coleção, pensar em nomes para coleção de roupas e começar a produzir e vender as peças. 

Toda coleção de moda exige, não apenas investimento e planejamento, mas também inspiração e criatividade. Nesse sentido, uma das partes desse processo que mais precisa desses últimos pontos é a escolha do nome da coleção. No ramo da moda, essa escolha pode fazer a diferença e ser decisiva para o sucesso! 

Os nomes para coleção de roupa dizem muito sobre as peças que serão lançadas e sobre a própria marca. Contudo, existem várias dicas que podem ser seguidas para te ajudar nessa escolha e elaborar um nome criativo e original. Para saber todos os passos envolvidos nesse processo, continue lendo esse texto!

Existem várias dicas essenciais para dar nomes para coleção de roupa. | Foto: Pixabay.

Como escolher um nome para minha coleção de roupas?

Antes de pensar no nome em si, é essencial saber a importância dele para sua coleção de roupas. O nome deve ser fruto de todo o conceito que está por trás da loja no momento e, assim, as suas roupas passam a ser associadas a essa ideia. Por meio do nome, é possível que os clientes se identifiquem com a história contada e se envolvam com ela, lembrando-se mais da sua marca e das suas peças. 

Quando essa escolha é feita sem ser planejada, as peças desta coleção podem ser prejudicadas. Isso porque, uma escolha mal feita pode confundir clientes e funcionários e deixar a roupa sem personalidade ou sem algo que a torne memorável. O nome para coleção de roupa é um dos responsáveis por mostrar a verdadeira essência da coleção e, por isso, uma escolha errada pode trazer grandes consequências.

Porém, da mesma forma, é importante pontuar que uma escolha acertada pode levar a um sucesso enorme. Para isso, basta você ter criatividade e pensar em toda a história da coleção, desde o seu planejamento até a confecção das peças. Reflita sobre a história que essas roupas representam e defina um nome que resume isso e que seja coerente dentro de um contexto criado pela marca. 

O nome da coleção é parte do processo de criação. | Foto: Pixabay.

Como ter ideias de nomes criativos?

Para ter ideias criativas, antes de tudo, é fundamental pensar no tema da sua coleção. Afinal, você não pode escolher nomes de cidades que nevam para biquínis, por exemplo, ou dar nomes de países quentes para agasalhos de frio. É importante que a sua criatividade dialogue com a essência das suas peças e que seja coerente com o tema que elas possuem.

Para batizar as suas roupas, é primordial que você pense no que está por trás da coleção. Por exemplo, no caso de uma coleção com roupas para a primavera, você pode pensar em nomes relacionados a flores, ou em uma coleção com roupas para festas, você pode pensar em nomes de festas e festivais conhecidos. Em uma coleção de lenços, você pode pensar em nomes relacionados a cidades ao redor do mundo em que os lenços são muito utilizados. 

Existem muitas opções de nomes, mas o essencial é apenas pensar nas roupas e, essencialmente, em quais ocasiões elas podem ser usadas, pois escolher um nome que associa a roupa a um local, evento ou ocasião pode ser uma ótima escolha para gerar uma conexão entre a peça e a realidade. 

Dessa maneira, o cliente pode comprar a roupa não somente pelo seu estilo, mas também pelo seu desejo de estar em certo local, evento ou ocasião com aquela peça.

Pensar no tema das roupas é uma das principais dicas. | Foto: Pixabay.

O que levar em consideração na hora de escolher o nome da coleção de roupas

Para facilitar todo esse processo de escolher nomes para coleção de roupa, confira essas 5 dicas que, com certeza, podem te ajudar!

1. Pense em nomes de coleções que já existem

Uma ótima forma de buscar inspiração é ver as referências que já existem no mercado. Portanto, a primeira dica é pesquisar nomes de coleções de roupas e ver quais você mais gosta e os motivos que lhe agradam. Desse modo, você passa a saber quais são as suas preferências e, consequentemente, pode pensar em um nome para coleção de roupa criativa, com base nas razões que te levaram a gostar dos nomes que você viu.

2. Reflita sobre o tema da sua coleção

Não tem como escolher nomes para coleção de roupa, sem refletir sobre o tema geral das roupas da coleção. O tema pode ser desde praia, inverno, festas e pool party, até casamentos, eventos formais e roupas para ir ao parque. 

Reflita sobre o tema e sobre os eventos onde as roupas podem ser usadas. Assim, você estará mais perto da escolha do nome ideal!

3. Utilize plataformas que montam mapas mentais

Conforme já mencionado, o nome deve traduzir a alma da sua coleção, sendo simples, criativo e original. No entanto, como o primeiro passo de como dar nome a uma coleção de moda é descobrir o tema das suas peças, o segundo, certamente, é anotar várias palavras e nomes que estão relacionados a esse tema. Para isso, você pode usar uma plataforma que cria mapas mentais e tudo que você precisa fazer é escrever palavras ligadas à sua coleção e pensar nas conexões existentes entre elas.

4. Use a sua criatividade

Muitas vezes, os nomes para coleção de roupa são vistos apenas como um detalhe dispensável. Contudo, esse nome pode alavancar as vendas e gerar crescimento para a sua marca. 

Nesse sentido, a dica principal para atingir isso é ser criativo. Para isso, busque sinônimos de palavras que já são muito utilizadas e fuja dos clichês e do que já é comum. Inove e seja original!

5. Utilize alguns recursos que podem ser interessantes

Primeiramente, tenha em mente que o nome de coleção deve ter, aproximadamente, duas palavras. Dessa forma, você pode criar palavras que não existem, juntando duas que existem, ou até utilizar do bom humor e inserir expressões populares. Mas, lembre-se, tudo deve ser coerente com as roupas da coleção! 

Com todas essas dicas, você pode criar nomes para coleção de roupas originais e que estejam bem distantes do clichê! Assim, a sua coleção poderá ser resumida em poucos termos que descrevem a sua essência e aquilo que ela deseja passar para o público. Crie, experimente e torne o seu nome para coleção de roupas inesquecível!

Acesse a Umode, lá você consegue ficar por dentro de tudo que envolve o ramo da moda, as maiores tendências e inovações tecnológicas que vão lhe garantir uma pesquisa sempre atualizada do tema.