Indicadores de performance para moda: descubra quais são

Uma métrica, como as métricas de moda, é uma mensuração para se quantificar uma determinada tendência de comportamento de um sistema. Assim, descubra aqui o que são os indicadores de performance para moda!

As métricas de moda ajudam no crescimento do negócio I Foto: Freepik

Indicadores de performance: o que é?

No mundo dos negócios, os indicadores de performance são conhecidos pela sigla KPI (Key Performance Indicator – em tradução, Indicador Chave de Performance). Eles revelam métricas, que mostram resultados por meio das quais é possível verificar se estão alinhados às metas da empresa.

Indicadores de performance para moda: o que são?

As métricas de moda te ajudam a saber como está o processo de vendas da sua loja. Por meio delas, pode-se medir o desempenho dos vendedores e das taxas de sucesso. Justamente por essa razão, é essencial avaliar os números e comparar informações do negócio, buscando aumentar o potencial e aperfeiçoar os resultados. Ter atenção aos indicadores de performance é virar a chave para o crescimento do empreendimento!

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Quais as melhores métricas para moda?

Taxa de sucesso

A taxa de sucesso significa o número de vendas feitas considerando o número de oportunidades disponíveis em um período. Vamos supor que o seu time de colaboradores realizou 60 vendas, sobre um total de 120 oportunidades; sua taxa de sucesso será de 50%. Entendeu? E, aqui, é essencial verificar quais as fases em que a sua loja de moda perde ou ganha vendas.

É preciso aproveitar, ao máximo, todas as oportunidades que surgirem pelo caminho. Quem sabe é necessário investir mais em relacionamento com cliente, contratar mais empregados, mudar a forma com que você aborda o cliente e outras medidas.

Vendas perdidas/não concluídas

É fundamental saber a quantidade de oportunidades perdidas, as peças que você deixa de vender em uma loja de moda. Assim, deve-se conhecer a razão pela qual um consumidor entra no ambiente mas não permanece, saindo sem levar nada. No momento da entrada do cliente, o vendedor estava fazendo o quê? Ocupado atendendo outra pessoa? Distraído falando ao celular? Conversando com o colega sobre o futebol do fim de semana? 

Ou, ainda, investigar o porquê de uma pessoa entrar na loja, procurar um vendedor, ficar quase uma hora provando peças e pedindo opiniões e no fim decide sair com as mãos vazias, sem nenhuma sacola. Essa é uma das métricas de moda que revela a eficácia do processo de aquisição, somado aos outros indicadores de performance para moda mencionados.

Volume médio de vendas

É o cálculo de todas as vendas da loja e a média de cada um dos vendedores. Além disso, trata-se de uma das principais métricas para moda varejo. O volume médio de vendas é um meio de mensurar resultados e verificar se empregados com o mesmo indicador e se estão acima ou abaixo de seu valor (se há um desempenho que atenda às expectativas). 

Junto a isso, é uma forma de inferir se a organização precisa aprimorar um ponto visando um retorno adequado com as vendas.

Ciclo de vendas

É uma das métricas para moda mais simples e bem utilizadas na moda. Por meio desse indicador de performance, você consegue visualizar o motivo de um cliente demorar determinado tempo para fechar uma venda. Sabendo das possíveis lacunas do seu negócio, torna-se mais fácil configurar e ajustar a sua loja para melhor atender o público.

O ciclo de vendas permite ficar a par de quanto tempo o vendedor precisa para, desde a hora que o cliente entra na loja, concluir uma venda. Essa ideia de começo, meio e fim do processo de compra configura o ciclo.

Número de Peça por Atendimento

Mede o desempenho do time de vendas sobre o número de peças vendidas a um único cliente. Exemplo: o consumidor foi comprar uma blusa e saiu, além da peça, com meia, carteira e roupa íntima. Houve, então, um esforço de marketing.

Como as métricas para moda, esta mostra o sucesso das vendas combinadas (principal + secundária) e estimula vendas casadas, visando looks completos. Trata-se, assim, da quantidade de peças vendidas por um tempo, dividido pelo número de vendas totais.

Comunicação

Não é nenhuma novidade que, cada vez mais, o avanço da tecnologia e a mudança no perfil do público consumidor demanda um maior investimento em marketing e comunicação por parte das empresas. Na moda não é diferente. Construir uma presença virtual consolidada, manter um bom relacionamento empresa/mídia, inserir a marca no contexto de grandes eventos (como espectador ou participante ativa) e impulsionar a interação social é crucial em qualquer nicho.

Dessa forma, as redes sociais, por exemplo, funcionam como excelente forma de medir a popularidade de uma loja de moda, assim como sua reputação. Tendo isso em mente, necessita-se transmitir uma autoridade, que a marca domina seu nicho, tira dúvidas dos clientes, leads (potencial cliente) e interessados de forma espontânea e atraente.

Nesse âmbito, a tecnologia nos trouxe a chance de encontrar ferramentas de gestão por toda a web, que podem agilizar e orientar o cálculo do Retorno de Investimento (Return of Investiment – ROI).

Sobre isso, confira aspectos essenciais ao profissional do marketing na moda: checar a efetividade da ação de comunicação, avaliar a integração dessas ações, checar a condição do mercado, as informações dos resultados de Marketing e Comunicação e Indicadores de Performance.

É viável, portanto, nesse aspecto, conferir qual foi o engajamento alcançado com o lançamento de uma coleção de moda, que reações e interações a marca despertou no internauta/seguidor.

Vendas de vitrine

Quando a sua loja está em diversas plataformas on-line, a origem da clientela tem várias possibilidades. Podem vir das mídias sociais, do site ou da vitrine, passando pela rua e avistando uma peça de roupa que chamou a atenção. A melhor opção para saber de onde o cliente veio é perguntá-lo e estar atento ao que ele fala, como aquela frase bem comum:”eu gostaria daquela peça da vitrine”.

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