Entenda como gerenciar o seu PL de moda à distância

Gerenciar a sua PL a distância pode ser estressante e complicado, caso você não esteja preparado para a gestão on-line. A tendência é que acabe terceirizando todo o processo de planejamento de coleção ou que a marca não produza mais. Com isso, provavelmente o desenvolvimento das peças não irá ocorrer da forma desejada, tendo um resultado diferente do esperado.

gerenciar PL à distância
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Para que isso não ocorra ao gerenciar a sua PL de moda a distância, é preciso ficar atento à algumas atitudes e aos processos do planejamento de coleção de moda. Principalmente, quanto à ficha técnica moda e a PLM do seu produto.

1. Defina regras para equipe

Para que não haja confusões e falha na comunicação, deixe claro algumas regras para a sua equipe. Por exemplo, momentos em que você deve ser acionado e como ela deve proceder em situações específicas, principalmente aquelas mais recorrentes. Quando os seus funcionários não conseguirem entrar em contato com você, eles saberão quais atitudes tomar.

2. Prepare ou analise cuidadosamente a ficha técnica moda

Esse é um dos passos mais importantes do planejamento da coleção, visto que interfere em todas as etapas de produção, sendo fundamental para um resultado dentro do esperado, em quesitos de qualidade, tempo e custo. Isso porque, a ficha técnica moda descreve individualmente cada peça.

Dessa forma, a sua equipe de moda não só saberá com mais detalhes que trabalho ela deve entregar, mas também outros setores responsáveis pelo custo e compra de matéria-prima. Lembre-se que para uma boa gestão a distância funcionar é preciso orientação!

Por isso, prepare e frise os pontos mais importantes da ficha técnica moda de cada peça, para que os funcionários saibam como produzir a coleção de moda. Se não for você que irá prepará-la, analise com cuidado e entenda todos os seus detalhes antes de aprová-la, para depois explicar à sua equipe.

3. Trabalhe em uma fashion PLM

A PLM (Product Lifecycle Management) ou gerenciamento do ciclo de vida do produto consiste em soluções para problemas da indústria. Esse é outro passo importante para o planejamento de coleção e, consequentemente, para gerenciar a sua PL a distância.

Criar um PLM fashion irá ajudar na sua gestão, uma vez que ela deve envolver, diferentemente da ficha técnica moda, etapas que envolvem além do planejamento criativo da coleção. A gestão do ciclo de vida das peças engloba desde a sua concepção até o seu desenvolvimento, como também manufatura e venda, ou seja, todo o “ciclo de vida” do produto.

A realização da PLM torna-se ainda mais interessante e vantajosa na gestão a distancia de uma marca de moda, pois ela facilitará muito na hora de gerenciar PL a distância. A PLM fashion irá orientar ainda mais a sua equipe, ao mesmo tempo em que diminuirá a duração e o custo médio de produção dos protótipos, evitando falhas na coleção, como atrasos e desperdícios.

4. Estabeleça metas

Gerenciando a PL a distância é mais difícil avaliar funcionários. Por isso, criar algumas metas pode motivar a sua equipe a fazer um bom trabalho e facilitar a sua análise de longe. Os objetivos devem ser individuais, mensuráveis, compatíveis com a realidade e com o plano estratégico do seu negócio de moda.

5. Trabalhe em uma fashion PLM

A PLM (Product Lifecycle Management) ou gerenciamento do ciclo de vida do produto consiste em soluções para problemas da indústria. Esse é outro passo importante para o planejamento da coleção e, consequentemente, para gerenciar PL a distância.

Criar um PLM fashion irá contribuir na sua gestão, pois ele envolve a ficha técnica moda e etapas que vão além do planejamento criativo da coleção. A gestão do ciclo de vida das peças de moda ocorre desde a concepção, desenvolvimento e manufatura, até a sua venda, ou seja, todo o “tempo de vida” do produto.

A realização da PLM torna-se ainda mais interessante e vantajosa na gestão a distância de uma marca de moda, pois facilitará muito na hora de gerenciar a PL. Isso irá orientar ainda mais a sua equipe, ao mesmo tempo em que diminuirá o tempo e o custo médio de produção dos protótipos e as falhas na coleção de moda, incluindo atrasos e desperdícios.

6. Reuniões presenciais com a equipe de vez em quando

Agendar encontros com uma certa regularidade para acompanhar mais de perto como está o trabalho dos funcionários, principalmente da equipe de moda, que é a responsável pelo desenvolvimento da coleção, é essencial para um melhor resultado. Presencialmente, você garante que as instruções da ficha técnica moda estão tendo resultado e que PLM fashion está sendo eficiente.  

Outra saída é aproveitar a tecnologia, principalmente se não for possível reunir-se com a equipe periodicamente. Usar aplicativos software que auxiliam a gerenciar PL a distância é uma forma de intensificar a comunicação com a sua equipe. Por meio dessas plataformas de gestão você pode organizar tarefas, saber quais  as necessidades dos funcionários e como está indo o desenvolvimento da coleção de moda. Também é válido realizar reuniões remotas com uma certa frequência.

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