Entenda como criar e personalizar o seu dashboard

Centralizar todas as estatísticas e KPIs dos seus projetos é muito importante para o desempenho e organização das suas estratégias de marketing. Um dashboard é uma ferramenta que pode te ajudar nesse processo, mantendo todas as informações e métricas necessárias para o seu projeto acessíveis e bem organizadas. 

Nesse post da U.Mode, você vai entender o que é um dashboard, como você pode criar o seu a partir de ferramentas como o Google Analytics e como você pode personalizá-lo de acordo com as necessidades de cada um dos projetos. Confira! 

O que é dashboard? Aprenda a criar o seu. | Foto: Unsplash.

O que é um dashboard?

Um dashboard é um painel desenvolvido para exibir dados, métricas e outras informações importantes a respeito de um site em uma única tela, de forma visual e acessível. Com o uso de um dashboard, o monitoramento de desempenho e a organização de cada projeto são facilitados.

Além disso, você pode personalizar o seu dashboard de acordo com a prioridade de cada informação e com os recursos mais relevantes para a visualização do seu projeto. Outra funcionalidade do seu dashboard é que você pode compartilhar o seu dashboard com outros funcionários ou com os seus clientes. 

Como criar um dashboard?

Uma ferramenta simples de usar e que pode ajudar na criação dos seus dashboards é o Google Analytics. Ao fazer login na plataforma, através de uma conta no Google, você já é direcionado ao seu primeiro dashboard.

Ele estará equipado com o layout padrão do Google Analytics, mas você pode adicionar diversas métricas e recursos através da aba de personalização.

Para utilizar mais de um dashboard por vez, para quando você deseja monitorar mais de um projeto por vez, você pode criar novos modelos de dashboard clicando na aba de Personalização, e, em seguida, painéis. Nessa aba você pode criar um novo dashboard e visualizar todos os painéis que você já criou.

Aprenda a usar o Google Dashboard para desenvolver seus projetos. | Foto: Unsplash.

Para que serve um dashboard?

Um dashboard pode trazer inúmeros benefícios para o desempenho e monitoramento dos seus projetos. Ao centralizar todas as métricas e recursos do seu projeto em um só lugar, a organização de cada um deles fica muito mais fácil, além de poder localizar erros com mais facilidade, aumentando a eficiência na hora de corrigi-los. 

Com isso, você pode otimizar o tempo da sua equipe e aumentar a produtividade. Além disso, o uso de um dashboard pode melhorar a transparência sobre os dados e o desempenho de projetos, facilitando a comunicação entre os membros de uma equipe. 

Outro grande benefício do dashboard está no alinhamento estratégico de cada projeto, além da redução dos riscos dessas estratégias. Um dashboard bem feito e organizado será ideal para um monitoramento rápido, podendo localizar dados com rapidez e facilitando na elaboração de estratégias para o desempenho de cada site. 

Como personalizar seu dashboard? 3 dicas

Conheça os widgets

Os widgets são os elementos do seu dashboard: cada um deles consiste em um tipo de gráfico e em uma forma diferente de compilar suas métricas. Para a exibição de dados padrão, existem seis tipos de widgets, e quatro deles também podem exibir dados em tempo real.  Você pode inserir até 12 widgets no seu dashboard. 

Conheça os seis tipos de widgets para personalizar o seu dashboard:

Métrica

Esse widget é um mostrador simples de uma métrica. Ele não conta com um gráfico, mas apenas com um dado específico que seja relevante para o seu dashboard. Essa ferramenta é relevante para ser usada, por exemplo, para indicar o valor da receita ou do lucro da sua empresa, além de poder ser utilizada como visualização em tempo real. 

Cronograma

O widget de cronograma mostrará o gráfico de uma ou até duas métricas ao longo de um período. Com essa ferramenta, você pode comparar duas métricas diferentes e observar o seu desempenho durante um período de tempo maior. Além disso, ela também pode ser utilizada em tempo real. 

Geomap

Com o Geomap, você pode observar como as suas visualizações e vendas são distribuídas ao redor do mundo e qual a contribuição de cada país para o seu desempenho. Também podendo ser visto em tempo real, esse widget pode ser útil quando sua operação tem uma expansão por todo o globo. 

Tabela

O widget de tabela pode ser muito interessante se você deseja analisar vários dados de uma só vez e compará-los: este widget permite 5 a 10 linhas de dados, e pode ser utilizado com até duas métricas simultaneamente. 

Pizza

O gráfico de pizza é uma boa forma de exibir seus gráficos de forma mais visual. Esse tipo de gráfico pode ser interessante para dados que exijam o uso de porcentagens para serem analisados. 

Barra

O gráfico em barra é um widget que permite diversas formas de personalização e visualização: você pode utilizar até 9 “barras” nesse tipo de widget, podendo comparar várias informações e métricas ao mesmo tempo. 

Entenda as métricas

Existem dezenas de tipos de métricas que você pode utilizar com o Google Analytics. Entender quais as métricas mais importantes a serem monitoradas e priorizá-las é muito importante para a organização e para a eficiência dos seus dashboards. 

Além disso, perceber qual widget pode exibir a sua métrica de forma mais efetiva também é importante para a sua visualização de dados.

Personalize o seu layout

Você pode personalizar o seu layout, ou seja, a forma com que os seus widgets são exibidos no seu painel, com o Google Analytics. Essa organização pode ser feita através da função “Personalizar painel de controle”, e cabe a você definir de que forma os seus widgets podem ser melhor visualizados, definindo a prioridade de cada um deles. 

A importância da personalização

Personalizar o seu dashboard é muito importante para um monitoramento eficaz do seu desempenho. Ao fazer essa personalização, você ajusta o seu painel a fim de ajustá-lo para atender às suas necessidades e de estabelecer as métricas mais importantes para o seu site.

Uma personalização bem pensada para as necessidades dos seus projetos pode trazer inúmeros benefícios para a produtividade e para o sucesso de cada um deles, como a otimização do tempo, melhor previsibilidade e uma maior transparência de dados da sua empresa. 

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