As pessoas estão cada vez mais enchendo o mundo de ideias verdes e muitas delas estão relacionadas com formas inteligentes de consumir e utilizar embalagens ecológicas em seus produtos.

Com a presença do crescimento de uma economia circular, junto ao consumo consciente, algumas indústrias começaram a pensar alternativas que substituíssem aquelas embalagens plásticas que se acumulam cada vez mais nos oceanos, em aterros sanitários e em lixões.

Felizmente, já existem vários modelos de embalagens ecológicas, feitas com embalagem de tecido, papel texturizado, entre outros. Também há modelos de embalagem sustentável e biodegradável que contam com plásticos reciclados e diversas outras opções de embalagens criativas.

O planeta está adoecendo e isso não é exagero. Afinal, anos de poluição e descuido com as questões ambientais causam suas consequências e para frear essa degradação ambiental, é preciso que cada um faça sua parte e repare um pouco dos danos causados.

Saiba o que são embalagens sustentáveis e como reciclá-las ou reutilizá-las. | Foto: Freepik.

Uma pesquisa realizada pela Proceedings of The National Academy of Sciences (PNAS) apontou que 88% da superfície dos oceanos está cheia de pequenos fragmentos plásticos e que, se nada mudar até 2050, há a possibilidade de haver mais plásticos do que os próprios peixes em nossos mares.

Ao longo da matéria, você verá o que é uma embalagem sustentável e algumas dicas de como adaptar sua empresa a elas e, por fim, quais são os tipos de embalagens sustentáveis para você refletir sobre a questão ambiental e se inspirar nessas ideias. Continue lendo!

O que é embalagem sustentável?

Uma embalagem sustentável é aquela que causa menos danos ao meio ambiente quando são descartadas, sendo essa a sua vantagem. Elas podem ser produzidas com materiais orgânicos, biodegradáveis, reaproveitáveis ou recicláveis. 

A embalagem sustentável pode substituir os pacotes tradicionais, normalmente feitos de plásticos convencionais. 

Talvez a embalagem sustentável mais conhecida seja a ecobag, aquela sacola retornável utilizada em supermercados que substitui as sacolinhas plásticas que agravam a situação do meio ambiente. 

Entre as vantagens de uma embalagem sustentável estão: ela garante que os produtos sejam embalados de forma mais eficiente e menos complexa – o que gera redução nos custos com transporte, utiliza menos insumos, facilita o estoque e diminui os efeitos causados no meio ambiente.

Como adaptar sua empresa às embalagens sustentáveis?

O processo de adaptação às embalagens sustentáveis não é fácil e demanda um bom investimento, portanto, é um procedimento que vale a pena tanto por reduzir custos, quanto por saber que está cumprindo sua parte na construção de um mundo melhor.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de como adaptar sua empresa às embalagens sustentáveis:

Analisar a cadeia de fornecedores

Estar atento a essa análise é importante para saber se essas companhias prejudicam o meio ambiente ou as comunidades em que vivem.

É essencial que os fornecedores trabalhem com transparência e que seja justo com todos os colaboradores.

Sistema produtivo mais limpo

Uma empresa que deseja produzir embalagem sustentável precisa desenvolver um sistema produtivo mais limpo, para que ocorra um menor desperdício de recursos naturais.

Atentar-se à matéria-prima e ao maquinário

Dê preferência às matérias primas que possuem menos impacto no meio ambiente e para aquelas que geram o mesmo resultado, só que com o uso de quantidades reduzidas.

Além disso, equipamentos utilizados por sua empresa podem ser alterados por versões de mais sustentabilidade.

Reciclagem e reuso com embalagens ecológicas

Pense em maneiras de como sua empresa pode diminuir a quantidade de lixo gerado. Por exemplo, algumas marcas de cosméticos produzem seus produtos em versão refil.

Uma atitude tão simples pode reduzir o impacto do meio ambiente e a produção de lixo, uma vez que haverá menos volume de embalagens a serem descartadas.

Reverter os danos já causados

Realize estudos que apontem os impactos da sua empresa e tome iniciativas, a fim de reciclar embalagens e reutilizar materiais.

Embalagens sustentável no mercado da moda |freepik

Tipos de embalagens sustentáveis

Separamos alguns exemplos de embalagens sustentáveis para que você possa refletir sobre a questão ambiental e adotar esse “pensamento verde” em sua empresa. Veja, a seguir, 5 exemplos de embalagem sustentável:

1. Ecobags

Talvez o exemplo de embalagem sustentável mais conhecido, essas sacolas são desenvolvidas com materiais sustentáveis e orgânicos. As ecobags substituem as sacolinhas plásticas e, além de serem reutilizáveis, elas servem como um brinde para o cliente.

O consumidor consciente busca experiências que estejam conforme o desenvolvimento sustentável, sendo assim, ao personalizar suas ecobags, você também investirá na identificação de sua marca com o propósito de contribuir com a questão ambiental.

2. Folhas de bananeira

Essas são ótimas opções para quem busca embrulhar legumes e vegetais em uma área de hortifruti, por exemplo. As folhas de bananeira são flexíveis, resistentes e se decompõem de forma natural, além de não prejudicar o meio ambiente.

3. Garrafas de papel

Em razão das garrafas e sacolas plásticas prejudicarem o meio ambiente, as garrafas de papel se tornaram uma alternativa super válida, por isso, diversas empresas têm criado novos modelos para esse tipo de embalagem.

A Boxed Water é um exemplo. A empresa começou a condicionar água em garrafas de papelão, semelhante às caixas de leite.

4. Cup.Fee

Modelo criado pelos designers coreanos Jo Sae Bom e Jeong Lan, o Cup.Fee é uma mistura entre os copos e talheres portáteis, feitos com materiais recicláveis.

Criado com o objetivo de diminuir a quantidade de descarte na hora de tomar café, é um processo muito simples de despejo e destacamento.

5. Lata Comprimida Unilever

Talvez você já tenha ouvido falar ou visto que os desodorantes Unilever foram comprimidos em um recipiente de alumínio menor do que era utilizado antes. 

Após anos de estudos, a Unilever criou a tecnologia de compressão que produziu latas menores de desodorante, economizando alumínio. As latas que possuíam 150 ml, foram divididas pela metade e agora estão com capacidade de 75 ml, com 25% de alumínio, uma redução de 28% na embalagem e combustível, utilizando muito menos energia no transporte e na produção – o que reduz os custos de espaço nas prateleiras e transporte. 

Esse é um dos exemplos mais inovadores de embalagens ecológicas. Além disso, conforme a multinacional, não haverá redução de efeito ou duração do produto.

A Umode

A Umode é uma plataforma de moda que auxilia marcas com suas coleções, desde o briefing até os pilotos de modo 100% digital. Sendo assim, conecta dados da matéria-prima ao sell-out, com a finalidade de maximizar a rentabilidade de uma maneira bem mais prática.

Gostou do conteúdo de moda e quer saber mais sobre esse processo de gestão da sua coleção? Acesse o site da  Umode e tire todas as suas dúvidas sobre coleção de moda e muito mais!