Diferente do que muitos pensam, a moda  requer muito estudo e dedicação. Atualmente, profissionais de diversas áreas podem estar envolvidos na produção de coleções de roupas ou inovações. Isso porque, no século XXI, moda e tecnologia estão muito ligados. Assim como todos os setores da sociedade que foram modificados pelas novas tecnologias, a moda sofreu alterações desde a produção dos tecidos até a escolha e combinação de roupa que você faz na sua casa.

Moda e tecnologia podem ser assuntos bem diferentes. Mas a partir dessa junção surgiram diversas criações que inovaram esse segmento.

Por isso, quem trabalha com confecções deve estar sempre atento às novidades que podem surgir, para agregar à sua empresa e até mesmo facilitar os processos em todas as etapas de produção, desde os croquis até a venda nas lojas ou sites online.

Moda e tecnologia como aliadas no comércio de roupas. | Foto: Freepik.

Este artigo vai te mostrar como a tecnologia pode ser uma grande aliada na hora de fazer suas produções, além de ajudar no mercado da moda e no sucesso da sua empresa.

A tecnologia na moda

Moda e tecnologia é uma das uniões que a “internet das coisas” vem nos proporcionando. Falando em linhas gerais, esse conceito é usado para designar os objetos do nosso cotidiano que têm a capacidade de se conectar à internet. É o caso de muitos eletrodomésticos atuais, além de sapatos, trancas de porta, meios de transporte como alguns carros e aviões, e claro, o popular smartphone.

A moda não passou despercebida nessa revolução. O Festival Wear Brasil, evento que aconteceu em São Paulo e abordou sobre a união entre moda e tecnologia, teve amostras das inovações que a moda e novas tecnologias podem trazer.

O evento reuniu pessoas dos vários ramos da moda para mostrar as últimas novidades do setor.

Inovações tecnológicas

A junção entre moda e tecnologia trouxe muitas inovações neste setor. Aliando beleza, sofisticação e tecnologias inovadoras, a moda tem ganhado espaço no mundo dos estudos e ciências digitais. Confira abaixo algumas das novidades que estão sendo mais comentadas no momento:

Roupa Digital

Imagine uma roupa que você poderia ver exatamente como ela ficaria no seu corpo, mas sem prová-la. A moda e tecnologia podem proporcionar isso. Esse é o caso das roupas virtuais, com o objetivo de minimizar o impacto ambiental da produção de peças de vestuário, esse novo conceito consiste na medição exata das medidas do cliente, a partir de fotos e só dar início à fabricação da peça quando o pedido é efetuado. Ou seja, a demanda é medida pela oferta, desse jeito, as marcas não vão produzir mais do que o esperado, tendo apenas as peças que já tem destino certo, evitando o desperdício de materiais.

Tecidos tecnológicos

Os tecidos tecnológicos são grandes apostas para os próximos anos e um dos principais avanços que a moda e tecnologia criaram trabalhando juntos. Eles são feitos a partir de fibras sintéticas e podem ter diversos objetivos. Confira alguns:

Hidratante

Tecidos que promovem a hidratação da pele a partir de partículas de substâncias que contém, diversos benefícios para a pele como Aloe Vera e outros óleos e essências que podem ajudar nesse papel de hidratação.

Antichamas

São usados principalmente por profissionais expostos a situações que envolvem fogo ou circuitos elétricos, como bombeiros e eletricistas. Esse material tem como objetivo inibir o alastramento do fogo e garantir a segurança de quem está utilizando o traje

Anti-UV

Já bem difundida pelas lojas do Brasil, a conhecida “Camisa UV” proporciona proteção contra os raios ultravioleta do Sol responsáveis por gerar a queimação, a insolação e o tão perigoso câncer de pele. Ela é usada principalmente em situações de maior exposição solar, como na praia, ou por profissionais que sempre recebem maior incidência do Sol, como alguns atletas.

Antibacteriano e antiodor

Usado principalmente em roupas de baixo, biquínis e moda fitness, as roupas antibacterianos e antiodores são a garantia de que a moda e tecnologia funcionam muito bem juntas. Elas proporcionam maior higiene e frescor durante a praia e os exercícios físicos. Além de gerar maior segurança com as roupas de baixo como lingeries, que possuem o material mais sensível e mais propício para o surgimento de bactérias.

Novos consumidores

A moda e tecnologia vem proporcionando novos rumos ao mercado. Além das inovações tecnológicas que vêm surgindo, os consumidores têm optado cada vez mais por uma moda consciente, que se preocupa com o meio ambiente e com questões sociais e econômicas da nossa sociedade. 

Por isso, além das novas tecnologias é importante estar atento aos novos tipos de consumidores de moda que vem surgindo e se adaptar às exigências desse mercado. Alguns requisitos podem ser cruciais e determinantes na hora de optar por um tipo de roupa ou uma marca.

Futuro digital

Com tudo que falamos durante o texto, ficou claro que o mundo atual está trazendo cada vez mais inovações. Exemplo disso é a própria união entre moda e tecnologia, que viemos falando durante todo o texto. Ou seja, o futuro está cada vez mais digital. As redes sociais, smartphones, computadores cada vez mais avançados nos indicam os rumos para um futuro em que a moda terá ainda mais evoluções e irá adquirir cada vez mais recursos que fortaleçam a sua posição como uma importante área de mercado.

A moda e tecnologia têm sido cruciais para escolha de muitos elementos que irão influenciar o jeito com que as pessoas se vestem e se interessam pelo que está acontecendo nesse ramo. Desde a cor central do ano até o tipo de tecido e a peça de roupa que mais vai ser tendência durante a estação, tudo é analisado tendo a tecnologia como suporte e por vezes como guia que direciona os profissionais para entregar o melhor tipo de material e os melhores trajes.

Quer saber mais como desenvolver sua marca de moda e tecnologia, pensar coleções, entender sobre o mercado e muitas outras coisas que podem te ajudar no crescimento do seu negócio?

Acesse a Umode, lá você consegue ficar por dentro de tudo que envolve o ramo da moda, as maiores tendências e inovações tecnológicas que vão lhe garantir uma pesquisa sempre atualizada do tema.