Quando se abre um negócio relacionado a moda, é importante saber como realizar sua própria gestão de moda. Gerir um negócio não é fácil, mas seguindo as dicas e passos certos, você pode trilhar um caminho de sucesso realizando uma boa gestão. Com a moda não é diferente, portanto, saber como fazer uma gestão de moda eficiente será imprescindível em seu negócio. Esteja atento a sua gestão e cuide bem dela, evitando eventuais imprevistos, melhorando e consolidando seu negócio a cada dia mais.

Uma gestão eficiente só lhe trará bons resultados, o que todos os gestores e donos de negócios procuram diariamente. Uma boa gestão, com um bom planejamento, facilitará o dia a dia de seu negócio, tornando o trabalho mais tranquilo e prazeroso não só para o gestor, mas para os funcionários e clientes da loja ou empresa. Para isso, saiba como realizar uma boa gestão de moda.

Gestão de moda. | Foto: Freepik.

Importância da gestão de um negócio

Uma gestão, independentemente do negócio em que se trata, é algo que deve ser tratado com calma e cuidado, além de ser organizada e hierarquizada, conforme a importância das demandas. 

A gestão é feita, em sua maioria, por pessoas, cada uma com a sua função, mas todas trabalhando por um mesmo objetivo em comum. Seja organizando trabalhos, tarefas ou pessoas, ao seguirem as demandas conforme o combinado, sua gestão será ótima. Por isso é importante estar cercado de bons profissionais, principalmente aqueles em que você pode depositar sua confiança.

Ouvindo uns aos outros é possível melhorar a gestão e estabilizar-se no mercado, principalmente numa gestão de moda, além disso, um bom diálogo entre a equipe é fundamental para um bom funcionamento da gestão. Ainda que exista uma simples hierarquização de cargos, um bom tratamento e as relações cordiais também serão importantes para a tranquilidade da gestão.

Neste texto, vamos tratar de algumas dicas para quem deseja começar na gestão de moda e para aqueles que também desejam aprimorar sua gestão pessoal.

O que é gestão de moda?

A gestão de moda é parecida com os outros diversos tipos de gestão que existem, só que, nesse caso, ela é voltada para a moda. Nela você estudará a fundo a moda, tendências da moda, coleção de moda, o que está em alta no mundo da moda, o que não é considerado  bom no mundo da moda atualmente e diversas outras questões. 

Nessa gestão você deverá estar por dentro de todas essas áreas para tocar seu negócio, seja uma loja de roupas, consultoria digital, ateliê, etc. Portanto, você estará cem por cento por dentro da moda e, a partir disso, passará a aplicar essas tendências em sua gestão, seja delegando funções, tomando decisões e organizando sua gestão.

Trabalhando com outras pessoas, também será necessário que esses conhecimentos sejam passados adiante, pois para que uma gestão seja eficiente, é importante que todos os funcionários estejam alinhados e no mercado da moda também é assim.

Como funciona a gestão de moda?

A gestão de moda é a forma estratégica em que você passará a tocar seu negócio. Ela é muito importante, pois é traçando metas e objetivos e, sobretudo caminhos para que as coisas se realizem, é que se obtém bons resultados, sejam pessoais ou financeiros. Sua gestão deve ter metas e prazos para que seu negócio alavanque e mantenha-se bem no mercado, sendo essa a forma em que você se organizará financeiramente e logisticamente. 

Como você pode captar novas tendências da moda? Quem te ajudará nesse percurso? Como seus funcionários e áreas de atuação dentro da moda serão divididos? Tudo isso se encaixa na sua gestão de moda. Portanto, não é apenas entender a moda, mas também entender como ela funciona financeiramente e obter conhecimento no ramo dos negócios.

Conheça, ainda que minimamente, o mercado financeiro, pois isso será um ótimo e enorme diferencial ao executar sua gestão de moda. Além disso, você notará um desempenho diferente em seu negócio, depois de entender um pouco mais do mercado. 

Por que ter uma boa gestão de moda?

Independentemente da área em que você atua, uma boa gestão te fará se destacar. Na gestão de moda principalmente. Estar em alta é um fator importantíssimo da moda, assim como em sua gestão, pois uma boa gestão lhe trará, sobretudo, um bom retorno financeiro. Além disso, uma boa gestão lhe permitirá um funcionamento e um ambiente mais calmo e tranquilo em seu negócio, evitando problemas e imprevistos que venham a acontecer.

Em sua gestão você poderá ter um plano de gestão de crise, para que seu negócio volte rapidamente ao eixo, caso aconteça algum problema, pois um negócio estável é muito mais fácil, e até mesmo prazeroso de manter, do que um negócio com centenas de problemas e imprevistos. Sendo assim, mantenha uma boa gestão de moda para seu negócio, porque ela só trará bons resultados e pouquíssimas dores de cabeça, relacionadas ao setor financeiro. 

Como melhorar a gestão de moda?

Para melhorar sua gestão é importante estar atento e analisar seu próprio negócio, dessa forma, a auto análise de seu negócio é importante e deve ser constantemente acompanhada de perto. Para isso, faça-se essas perguntas: Quais são seus pontos fracos? Onde seria preciso uma maior atenção? Qual área não está entregando o que deveria? Você precisa conhecer seu negócio a fundo, para que, num momento de precisão, saiba exatamente o que fazer e como se portar. 

Fique atento ao seu caixa e procure manter um fundo de emergência. Além disso, ficar atento à moda, buscar conhecimento, realizar cursos – algumas universidades possuem cursos para esse tipo de gestão -, e tentar sempre buscar o que pode ser melhorado em seu negócio, pode levar sua empresa a uma constante evolução. 

Especialize-se

Estar atento ao universo da moda será um diferencial em seu negócio, por isso busque especializar-se e realizar cursos, mas não só cursos sobre o que é gestão em moda, mas também cursos sobre moda, design de moda, vendas e outras áreas que possam agregar ao seu negócio. Portanto, um bom gestor se destaca também pelo seu currículo. 

Estes cursos podem ser realizados em diversas universidades ou em escolas profissionalizantes, sendo assim não deixe seu currículo de lado, aprimore-se enquanto realiza seu trabalho, porque o conhecimento também te fará olhar para os caminhos da gestão com outros olhos e te ajudará ainda mais na gestão de moda.

Agora que você está por dentro de como fazer sua gestão de moda, que tal conhecer um pouco sobre a uMode?

uMode

A uMode é uma empresa de inovação 100% focada em moda. É um misto de engenheiros, inovadores, Estilistas, Cientistas de Dados, Growth Hackers,  Executivos de Moda, que ajudam marcas de moda a descomplicar seus dados diminuindo o tempo de desenvolvimento , ruptura e sobras , maximizando os resultados da sua empresa.

Tudo isso por meio de plataformas e metodologias próprias que auxiliam desde o planejamento da coleção até o sellout.