O aumento de meios de compra e venda tem sido desenfreado com os últimos anos e, com isso, as pessoas precisam se adaptar e se adequar à essas novas formas, passando a conhecer e delimitando quais são as que mais condizem com o perfil pessoal e qual é mais acessível para seu comércio.

Uma dessas plataformas é o WhatsApp, que se tornou o aplicativo mais baixado do mundo e, só no Brasil, é o meio que 79% da população utiliza como forma de se informar e se comunicar com os outros. Portanto, neste texto, vamos falar como vender pelo WhatsApp.

Dessa forma, a venda se tornou um dos jeitos de utilizar o WhatsApp, impulsionando negócios, já que é um ótimo meio de atrair novos clientes. Mesmo assim, é bom ressaltar que serão apresentadas dicas para vender pelo WhatsApp, mas o melhor jeito varia de indivíduo para indivíduo.

Saiba como vender pelo WhatsApp e WhatsApp para negócios| Foto: Freepik.

5 dicas para vender mais no WhatsApp

Inicialmente, a melhor estratégia é instalar a versão do WhatsApp Business, que consta com ferramentas próprias para as empresas monitorarem métricas, por exemplo, além de demonstrar maior profissionalismo da empresa, especialmente se ela for pequena.

Com ele é possível ter um retorno mais certo das estratégias que funcionaram para atrair público e vender mais, já que os dados viabilizam uma melhor precisão do marketing a ser feito. 

A função catálogo também impulsiona a venda dos produtos, já que é um facilitador para o cliente conhecer os produtos (com uma pequena descrição) e seu valor, o que diminui mensagens bobas como preço e agiliza o processo de responder as mensagens e vender. 

Outra dica é apostar no atendimento de qualidade, pois o cliente que não conseguir uma resposta para sua dúvida rápido, irá comprar com a concorrência que gerencia melhor esse atendimento e dedica seu tempo a tirar dúvidas. 

Aposte em outras redes sociais como suporte também, como o Instagram e o Facebook, colocando mais conteúdos informativos por eles e disponibilizando o número do WhatsApp apenas para vendas, fazendo com que reduza o número de mensagens e separe a interação com o público (isso faz com que a comunicação empresa-cliente seja mais elaborada e a satisfação com a organização aumente).

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Uma forma de turbinar a venda é utilizando lista de transmissão, que permite uma empresa enviar uma mesma mensagem para até 256 pessoas ao mesmo tempo. É aconselhável que seja usada a lista de transmissão mesmo e não grupo, pois é mais cômodo para o consumidor, não correndo o risco de causar um clima ruim comum em grupos.

Para essa estratégia funcionar é preciso ter em mente que tudo tem que ter seu limite, ou seja, colocar na lista fixa apenas pessoas que compram com frequência seu produto, e deixar para mandar de vez em quando para possíveis novos clientes, até porque a venda pelo whatsApp precisa ser natural e não pressionada. 

O melhor modo de atrair esses clientes flutuantes é oferecer um conteúdo informativo ou relevante que gere interesse público, um marketing de conteúdo com feedbacks para monitorar a utilidade daquilo para as pessoas.

Se uma pessoa pedir para sair da lista de transmissão faça-o logo, respeitando seu desejo, e avise-a. Utilizar o Whatsapp Web é um outro modo de facilitar o processo de vendas e administrar as listas de transmissão.

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Como abordar o cliente no WhatsApp?

A interação com o cliente pode ser também vinda diretamente dele, por meio da oferta do contato da empresa ou pessoal, aumentando a satisfação dos consumidores e diminuindo a quantidade de bloqueios por incômodo, já que passa confiança.

Para fazer a venda fluir, é interessante pedir autorização ao cliente para adicioná-lo aos contatos da marca, deixando a pessoa confortável e aumentando as chances dela se interessar mais pelo conteúdo.

O WhatsApp pode ser empregado também como suporte para facilitar para o cliente que não quer ou não pode gastar muito tempo esperando na ligação, ainda mais com a disponibilidade das ferramentas de forma e de envio de documentos.

Por isso é interessante organizar os clientes, separando, por exemplo, os que compram com mais frequência dos que aparecem só as vezes, dos que nunca respondem. 

Possuir um cronograma de mensagens e um planejamento dos conteúdos direciona quais mensagens podem ser mandadas para quais pessoas, já que os contatos variam entre quem acabou de conhecer o negócio até clientes fiéis que estão sempre comprando, ou seja, o tipo de conteúdo e o momento apropriado são diferentes.

Assim é bom manter sempre o funil de vendas atualizado conforme a movimentação dos consumidores é feita.  

Fazer uma campanha ou propaganda do por que escolher determinada marca pode impulsionar as vendas pelo WhatsApp, tendo em vista que mostra as vantagens e o por quê o seu produto é melhor ou mais interessante, sempre utilizando uma linguagem persuasiva exaltando os diferenciais de sua empresa.

Outra estratégia bastante usada é a aplicação de gatilhos mentais, isto é, incentivar o usuário à tomada de decisão, convencendo-o a comprar o produto, por exemplo, utilizar da urgência (últimas peças, poucas peças disponíveis, sair de linha, peça única, etc.) para o consumidor se sentir tentado a adquirir logo o produto, aprendendo a mexer com as emoções do cliente.

O Status do WhatsApp pode ajudar seu negócio, funcionando como a ferramenta Stories, em que a informação fica disponível por 24 horas para todos os seus contatos, sendo ótimo para divulgar promoções ou mensagens de datas festivas, por exemplo.

O treinamento da equipe que irá trabalhar no whatsapp como negócio é de extrema importância, pois o público reage de forma diferentes em cada rede social e plataforma digital, assim dizendo, é preciso de um estudo de marketing digital para o WhatsApp. 

Ademais, hoje em dia é preferível que o número disponibilizado para contato seja de telefone com WhatsApp e não mais um número fixo, já que quase ninguém gosta de gastar tempo em ligação, sendo preferível o contato por mensagem.

Por fim, ter um equipamento decente é necessário, não é possível levar adiante o negócio se o smartphone trava a todo momento, fazendo com que a resposta ao cliente seja demorada. Nessa mesma linha, seria ideal deixar o canal a cargo de um colaborador específico, evitando o vácuo e más avaliações.

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