Você já tem um catálogo digital? Caso não, pode estar perdendo vendas! Esta ferramenta possibilita que você mostre aos clientes os produtos que estão à venda.

Antes mesmo de produzir seu catálogo pense sobre o fim que ele terá:

  • O enfoque são os seus produtos?
  • Você quer divulgar sua marca?
  • Ele terá as cores da sua empresa ou da coleção de roupas?

Planeje e monte um esboço do que você considera essencial para a montagem do seu catálogo digital.

Sabemos que atualmente o melhor modo de se colocar no mercado digital é impondo sua marca, e uma das formas de fazer isso é justamente proporcionando um catálogo digital para os clientes.

Eles podem encontrar tudo a respeito da sua marca, além de conseguir ver as especificidades de cada produto.

Entenda como fazer um catálogo digital a seguir:

O catálogo digital auxilia os clientes a comprar os seus produtos.
O catálogo digital auxilia os clientes a comprar os seus produtos. | Foto: Freepik.

O catálogo digital favorece a imagem da sua empresa já que mostra produtos e suas especificidades sem burocracia, facilitando o acesso do cliente e favorecendo as vendas.

As imagens que você coloca no seu catálogo digital funcionaram como um valorizador ao produto, já que nesse catálogo será possível ter acesso a descrição dos produtos, seus tamanhos e cores.

As lojas que vendem moda online precisam estar sempre atualizadas e bem colocadas no mercado digital.

Se você já está no ramo e está procurando como dar um up nas suas visualizações e vendas vai precisar de um catálogo de roupa digital moderno e atrativo.

Na hora de montar o catálogo digital você pode organizá-lo por categorias, dividindo os produtos de forma a ficarem juntos.

Por exemplo, os casacos permanecem todos juntos. Lembre-se que é a imagem que vende o produto, invista sempre em fotos de boa qualidade para a montagem do seu catálogo de roupas. 

O que é um catálogo digital?

Não importa o tamanho, todas as empresas se beneficiam do catálogo digital. Mas você sabe o que ele é?

O catálogo digital é uma forma de divulgação dos produtos que sua empresa oferece. Essas peças gráficas auxiliam ao cliente a obter informações importantes sobre os produtos.

Alguns chamam o catálogo digital de “revista” e não deixa de ser! Se for montado de acordo com sua identidade visual, mostrando descrições de uso, cores e tamanhos, em uma forma harmoniosa, o seu catálogo realmente parecerá uma revista.

Não se esqueça de mostrar objetividade em suas descrições de produtos. Os clientes não podem ficar em dúvida na hora da leitura do catálogo.

Eles precisam saber que o produto que querem está de acordo com as especificações que desejam. 

Um cliente que deseja comprar uma roupa precisa saber as cores disponíveis, os tamanhos, as medidas e até o tipo de tecido que está levando. Lembre-se que ele não tem como ver o produto em mãos, então tudo o que tem é a descrição presente no catálogo. Outra dica é ficar atento a erros ortográficos antes de divulgar seu catálogo. 

Como trabalhar com catálogo digital?

Um catálogo não serve apenas para mostrar os produtos, ele também pode mostrar a sua marca! Separe umas páginas do seu catálogo para explicar como é a sua empresa e qual é a missão dela, para que não haja dúvidas aos clientes de como você trabalha com seriedade.

Invista em um design belo para o seu catálogo pois a apresentação conta vários pontos, tanto para os possíveis clientes quanto para se mostrar no mercado como uma empresa séria.

Se o seu objetivo é impulsionar as vendas da sua empresa, certamente você precisa de um catálogo de roupa acessível. Você pode colocar o link do catálogo digital em suas principais redes sociais fazendo com que todos tenham acesso a ele de forma simples.

Você precisará distribuir o catálogo digitalmente depois de pronto e para isso deve fazer um planejamento elaborado dos grupos e pessoas que você quer que tenham acesso ao seu catálogo digital.

Utilize as redes sociais, mas não só elas, divulgue também em grupos de amigos pelo whatsapp, para possíveis clientes e até em suas redes sociais próprias. Você verá o poder de alcance de um material bem elaborado. 

Como fazer um catálogo digital de produtos?

Os catálogos são imprescindíveis para quem trabalha com moda, por isso é bom investir em ensaios fotográficos para a montagem do material. Uma dica valiosa é: usar modelos reais.

A maioria das lojas se contenta em dispor as roupas em fundos brancos chapados sem um trabalho de design, o que pode tornar o catálogo tedioso.

Há vários aplicativos onde você pode montar o seu catálogo digital. Um deles é o próprio whatsapp business. Com ele você tem a opção de montar um catálogo e compartilhar com as suas conversas.

Outro aplicativo onde você pode montar um catálogo é o Canva. Ele tem mais opções para inserir texto e fotos, então você pode soltar toda a sua criatividade.

Uma opção menos elaborada e mais simples de ser acessada é o Google Drive onde você pode inserir imagens em uma pasta compartilhada. 

Mas se você procura mesmo a melhor solução para a criação de catálogo digital acesse a uSocial. Com a nossa esta plataforma você consegue criar catálogos elaborados, com diversas funcionalidades, através da inteligência artificial, que vão te destacar da concorrência.

Com a uSocial é possível disparar o catálogo social de modo automático para uma rede de contatos no whatsapp alcançando mais clientes, criar mensagens personalizadas para cada cliente, enviar áudios, ter acesso a um banco de imagens com modelos reais para incluir no seu catálogo e muito mais!  

Quer saber mais?

Confira o episódio do umode Cast em que falamos com o Walid Makdesi sobre dicas para ter um catálogo digital eficiente.