Quais as vantagens de utilizar ficha técnica online?

A ficha técnica de moda é um item fundamental no planejamento e na produção de uma coleção de moda no fashion PLM. Assim como outros recursos do ramo, ela foi aprimorada pela tecnologia na moda. A ficha técnica online surge com a proposta de substituir a ficha técnica no Excel, trazendo diversas vantagens para a equipe.

A ficha técnica online é a melhor opção para o planejamento da sua coleção de moda | Foto: Unsplash

Neste texto da Umode, saiba mais sobre o que é uma ficha técnica e seus tipos, os problemas de uma ficha técnica no Excel e as vantagens de utilizar uma ficha técnica online.

O que é uma ficha técnica de moda

A ficha técnica é um documento que contém todas as informações técnicas necessárias do produto a ser desenvolvido, sendo essencial para o desenvolvimento de uma coleção de moda.

Ela descreve todas as etapas de elaboração de uma peça, desde o início da modelagem até o final da produção, e traz todas as informações essenciais organizadas em apenas um lugar.

A ficha apresenta o desenho técnico, as especificações necessárias para execução da modelagem, o nome ou o número de referência do modelo, a data e a estação a que pertence, a descrição, a amostra, as cores e o fabricante do tecido, a metragem necessária para a confecção da peça piloto, a grade de tamanhos, os aviamentos utilizados e o tempo gasto para a confecção da peça piloto. Pode incluir também as referências de design.

Esse documento orienta a produção das peças, ordenando e organizando a confecção. É possível levar as informações necessárias para o responsável por cada etapa da confecção, além de servir para identificar o pré-custo da peça.

Documentando todo o processo de desenvolvimento, a ficha melhora a comunicação entre a equipe, permite o acompanhamento de cada etapa do processo, evita prejuízos e aumenta a agilidade e a entrega de resultados.

Problemas da ficha técnica no Excel

Fazer a ficha técnica de moda no papel não é a melhor alternativa. Para o desenvolvimento de uma coleção de moda, muitas folhas de papel são usadas, o que gera uma grande ocupação de espaço físico e um grande impacto ambiental.

Para contornar esse impacto no meio ambiente e tornar o processo de criação mais sustentável, alguns optam por utilizar o Excel, que também não é a melhor opção disponível.

A ficha técnica nesse programa é extremamente manual, já que a planilha deve ser preenchida célula por célula. Esse preenchimento, além de ser muito cansativo, muito demorado e pouco prático, apresenta grande possibilidade de erro humano.

Com a planilha, é difícil compartilhar informações com outros departamentos, fornecedores, facções e outras equipes. Isso pode gerar um grave problema de comunicação dentro do processo de criação e produção.

A falta de comunicação pode fazer com que a mesma informação seja preenchida diversas vezes em planilhas diferentes, por departamentos diferentes, gerando redundância nas informações.

Além disso, há uma falta de padrão, pois as pessoas tendem a incluir novas linhas e colunas na planilha que está sendo utilizada como ficha técnica. Isso tudo torna os processos relacionados à coleção de moda muito lentos e desorganizados.

No Excel, existe também o problema do versionamento. A equipe pode não saber quem salvou a última versão da ficha ou até mesmo onde ela foi salva, mais uma vez trazendo atraso e desordem para a equipe.

A ficha técnica no Excel também não faz a contagem de fotos e não apresenta o status da coleção por etapas, ferramentas muito úteis para o desenvolvimento de coleções de moda.

Vantagens de utilizar ficha técnica online

Atualmente, é possível usar a tecnologia na moda em uma ficha técnica online, desviando de todos os problemas da ficha técnica no Excel.

Existem múltiplas opções de fichas para cada categoria de produto, como fichas para calça, ficha para bermuda, entre outros. Assim, o seu documento se torna específico e especializado, e atende todas as necessidades de informações daquela categoria em particular.

Uma ficha técnica online é 100% padronizada, evitando a inclusão desnecessária de novas linhas ou de novas colunas e promovendo a organização e a clareza nas informações contidas.

Esse tipo de ficha permanece totalmente na nuvem, o que possibilita que qualquer pessoa envolvida no processo e com a devida permissão possa acessar o documento, em qualquer dispositivo ou local que esteja. Isso garante uma maior facilidade de acesso e maior flexibilidade.

Um forte ponto positivo da ficha online é a possibilidade de compartilhamento do documento, que favorece a comunicação entre as pessoas envolvidas na coleção, fator essencial para o sucesso.

A ficha pode ser compartilhada com diversos departamentos e setores, como por exemplo, com os fornecedores. Também é possível compartilhar as informações com o departamento de marketing, que se baseará na ficha para readequar ou para montar as melhores estratégias possíveis para cada peça.

A ficha online também é capaz de calcular em tempo real o pré-custo da peça, comparando com o planejamento. Assim, com essa ferramenta, é possível ver o custo de cada parte com o valor calculado a partir do preenchimento automático de dados da ficha técnica como de matéria-prima, serviços, fornecedores, consumos, entre outros.

É um excelente indicador para saber se o seu trabalho está indo para o caminho correto. Além de todos esses fatores, a ficha técnica online também possibilita a gestão de pilotagem e conta com checklist, tabela de medidas e indicadores em tempo real.

A ficha técnica online pode ser impressa gratuitamente se for necessário. Todas essas vantagens garantem uma maior produtividade, maior organização e uma maior facilidade no dia a dia dos profissionais do mercado de moda.

Por esses motivos, a ficha técnica online é a melhor opção disponível nos dias de hoje e é a utilizada pela Umode.

Ficha Técinica Umode| Foto: Canva

Sobre a Umode

A Umode é uma plataforma de fashion PLM 100% brasileira, e é a solução perfeita para digitalizar o desenvolvimento de coleções de moda.

Na plataforma, é possível gerenciar a sua coleção desde o briefing até as peças piloto, de forma totalmente digital. É o diário de moda próprio para desenvolver as melhores coleções com total transparência, centralização e facilidade.

Ela traz diversas ferramentas e funcionalidades para a sua coleção de moda, como gestão à vista, controle do status de cada produto, gestão de atividades e prazos, busca de novos fornecedores e informações sobre tendências.

Alinhado ao fashion PLM e com fábricas PL, ela também disponibiliza o mapa de coleção automatizado e análise de preço e de coleção. A uMode também disponibiliza a ficha técnica online.

A ficha é padronizada e disponibilizada 24 horas por dia para toda a equipe, com possibilidade de impressão e de compartilhamento. Também é possível anexar arquivos em vários formatos, duplicar ou mover a ficha e acessar a cartela Pantone direto da ficha.

Confira um vídeo demo gravado por nosso CEO João Risoleo.

Com a Umode, você aumenta a sua produtividade, melhora a eficiência do desenvolvimento da sua coleção de moda e aprimora a gestão da sua marca.

Entre em contato, clicando aqui, e tire todas as suas dúvidas com a gente!

Compartilhe