Digitalização, Digitização e Transformação Digital: qual é a diferença?

Na transição de um negócio físico (tradicional) para um negócio digital é comum ouvir alguns termos como digitalização, digitização e transformação digital.

Muitas pessoas usam esse palavreado da tecnologia, inclusive, com sinônimos para a mesma coisa. No entanto, existem diferenças entre eles e os processos que eles representam em moda e fashion PLM.

Descubra tudo sobre digitalização, digitização e transformação digital | Foto: Unsplash

Termos parecidos, significados diferentes

Ainda que os termos compartilhem semelhanças e todos tratem do uso de tecnologia por negócios e empresas, cada um possui sua especificidade. Por essa informação você já deve ter percebido que não se pode utilizá-los como sinônimos.

Tanto a digitalização, a digitização quanto a transformação digital são processos importantes e necessários para empresas e negócios de moda atualmente. Portanto é importante entender o significado de cada um dos termos. Então, fica com a gente que nós vamos te explicar tudo sobre o que eles representam.

O conteúdo usado como base para esse texto é o post da Anay Zaffalon no Instagram, que é especialista em gestão de projetos de moda, com foco em transformação digital.

A seguir, confira o que é digitalização, digitização e transformação digital.

Digitalização

A digitalização consiste na conversão pura de dados e documentos existentes do analógico para o digital. Pense em digitalizar uma fotografia ou converter um relatório em papel em PDF. Os dados em si não são alterados – são simplesmente codificados em formato digital.

A digitalização pode colher benefícios de eficiência quando os dados digitalizados são usados ​​para automatizar processos e permitir melhor acessibilidade – mas a digitalização não busca otimizar os processos ou dados.

Digitização

Já na digitização o uso das tecnologias digitais é focado em mudar um modelo de negócios e fornecer novas receitas e oportunidades de geração de valor. É o processo de mudança para um negócio digital. A digitização não é apenas fazer o upload dos dados físicos para o mundo digital.

A digitização vai além da digitalização, aproveitando a tecnologia da informação digital para transformar totalmente os processos de um negócio. Cria mais oportunidades de renda, seja pela otimização dos processos ou por novos canais de venda. Por exemplo, as marcas que abriram um e-commerce.

Transformação digital

A transformação digital requer uma adoção mais ampla da tecnologia digital e uma mudança cultural. Ela tem mais a ver com pessoas do que com tecnologia em si, pois requer mudanças organizacionais centradas no cliente, além de uma liderança inovadora e visionária, impulsionada por desafios radicais à cultura corporativa.

A transformação digital, geralmente, envolve a digitalização e/ou digitização como formas de mudança de cultura.

Quais as vantagens da tecnologia nos processos da sua empresa?

Apesar das diferenças citadas anteriormente, todas envolvem a utilização de tecnologia nos processos da empresa.

Ainda que sem o interesse de facilitar processos, como no caso da digitalização, o emprego da tecnologia é algo, além de necessário nos dias atuais, que pode trazer vantagens para sua empresa.

Podemos citar as seguintes vantagens:

  • Aumento da lucratividade
  • Aumento da produtividade
  • Melhor comunicação interna
  • Possibilidade de soluções inovadoras
  • Melhoria da eficiência
  • Melhoria na experiência do cliente.

Integrando toda a cadeia produtiva e de desenvolvimento da sua coleção

Com o Software de Fashion PLM, você poderá integrar os setores de produção, desde a concepção do conceito da coleção, passando pela explosão do mix da coleção, briefing para fornecedores, solicitação/aprovação de pilotos, até a peça Lacre!

Também integrará fornecedores, pessoas e departamentos envolvidos no processo, fichas técnicas únicas (pois é, abandone o excel), junto ao histórico completo dos produtos, ciclo de vida, alterações, prazos, cronogramas.

Mapa de produtos e coleções do nosso software de fashion PLM

Ah, e para completar, assim que finaliza um produto a uMode se encarrega de cadastrá-lo no ERP via integração!

E tudo isso em tempo real e 100% online!

De maneira transparente, centralizada e fácil, a Software de Fashion PLM te ajuda a aumentar a produtividade e gestão da sua coleção. Clique aqui e saiba mais

Compartilhe