Das passarelas de moda ao BBB 21: como o corset conseguiu se restabelecer na moda feminina?

As passarelas de moda apontam a tendência para o mercado de roupas, sapatos e acessórios, como é o caso da estação outono inverno 2021. Contudo, atualmente, as redes sociais também influenciam nesse quesito. A moda chega às ruas por meio de artistas, blogueiras e influenciadoras digitais. Com o corset não foi diferente. Por causa de toda essa divulgação, ele está em alta e promete aparecer desde a moda clássica até a moderna e criativa.

O corset é tendência outono inverno 2021| Foto: Vladimir Yelizarov/ Unsplash

Inclusive, o corset foi o queridinho de muitas participantes do BBB 21. Foi necessária uma repaginação na peça para desenvolver uma roupa mais confortável e adaptável a diversos estilos. Veja, a seguir, tudo o que você precisa saber sobre a tendência desta peça na atualidade e como adaptá-la aos tempos modernos.

Como surgiu o corset?

Em meados do século XIV, dar forma e proporção ao corpo era uma preocupação constante quando se tratava da moda. Foi a partir desse momento que ter a cintura marcada nas roupas passou a ser algo constantemente e bem visto. Com a chegada da Idade Média e do Renascimento, diversas adaptações foram feitas ao acessório modelador que, posteriormente, fez surgir o espartilho.

Desse período em diante, o espartilho tornou-se mais rígido por causa das hastes que acompanhavam o tecido – utilizadas com o propósito de  levantar e dar forma aos seios, melhorar a postura e diminuir levemente a cintura, atribuindo ao tronco a forma de “V”. Mais tarde, a Revolução Francesa provocou mudanças na moda e tudo voltou a ser mais simples. Os modeladores foram deixados de lado. Entretanto, isso não durou muito tempo.

Significado político e social do corset

É válido destacar que antigamente o propósito dos espartilhos ia para além da moda, pois adentrava no âmbito social e econômico. As classes sociais da época determinavam o papel a ser desempenhado pelas mulheres. Por meio das roupas, os costumes da época ditavam o modo que as mulheres deveriam se vestir, se portar e viver. É perceptível, no entanto, que isso ainda acontece no século XXI, porém com menos força e com um menor papel de submissão e opressão.

Corset: tendência outono inverno 2021

Com todas as adaptações socioculturais e econômicas, o corset popularizou-se no Brasil como espartilho. Em 2020 voltou para as lojas e este ano caiu no gosto popular. Em detrimento disso, inúmeras famosas e blogueiras adotaram a peça como parte do seu vestuário, popularizando-o cada vez mais. Exemplo disso é que, no BBB, o top corset utilizado pela advogada e maquiadora Juliette Freire, vencedora da edição de 2021, fez o maior sucesso nas redes sociais e, inclusive, nas lojas.

O corset pode ser usado em combinações de roupa de moda clássica e moderna | Foto: Feed BBB/ Reprodução

A moda apresenta características cíclicas e traz tendências de décadas anteriores, porém com propostas diferentes e mais atualizadas. Logo, mesmo que o corset seja parecido com o utilizado antigamente, os modelos e tecidos foram modificados, proporcionando mais conforto às mulheres. 

As passarelas tendem a trazer novas tendências da moda para as ruas. No entanto, para as roupas conseguirem ser um sucesso, precisam cair no gosto popular. Além disso, para serem disseminados com mais força, aparecem nas famosas e influenciadores digitais que, juntamente com as lojas, ditam a tendência do momento.

Por que o corset voltou como tendência de moda?

Bem, na era das Kardashians e das supermodelos, a moda das cinturas hiper finas e quadris mais largos está em alta novamente. Por esse motivo, o público feminino se inspira e tenta se adequar a esses corpos. Com isso, cintos largos, blusas midi, tops, corset e todo tipo de peça que acentua a cintura voltou a ser objeto de desejo e consumo.

Ademais, além da supervalorização corporal e da suposta função modeladora, tais peças de roupa e/ou acessórios começaram a fazer parte do guarda-roupa como um item essencial de moda. Seja para o dia a dia ou para o trabalho, esse tipo de peça aflora uma feminilidade mais romântica ou até mesmo mais sensual e confiante.

Combinações de roupa com corset

Existem vários modelos e combinações de roupas disponíveis no mercado da moda. Sejam eles coloridos, estampados, tomara que caia, com alça ou manga, além de inúmeros decotes diferentes. Basta escolher o que melhor combina com o seu estilo. Afinal, tudo é uma questão de composições. Por isso, escolha acessórios, penteados e outras peças de roupa que ajudem a incorporar o visual e, claro, sem perder o seu gosto pessoal de vista.

Combinações de roupa floral trazem um ar mais romântico ao corset | Foto: Joshua Rondeau/ Unsplash

Depois de escolher o que mais combina com você, faça combinações de roupa que externem a sua personalidade em diversas ocasiões. Para isso, separamos uma lista com algumas sugestões para você se inspirar, caso queira aderir à tendência de moda do momento. Saber combinar a peça, alternar entre os estilos do corset e adequar conforme a sua realidade e personalidade é indispensável. Por isso, veja algumas das alternativas abaixo:

Corset com camisa de alfaiataria, meia calça fina e bota de cano curto | Foto: Joshua Rondeau/ Unsplash
Corset com calça jeans ou de alfaiataria | Foto: Lydia Kasianna/ Unsplash
Corset com transparência e combinação mais sensual | Foto: Chalo Garcia/ Unsplash

Umode: plataforma de fashion PLM

A Umode é uma plataforma de fashion PLM 100% brasileira que possui a solução perfeita para digitalizar o desenvolvimento de novas coleções de moda, seja de corset ou outras peças e estilos. Além disso, te ajuda a ficar por dentro de todas as novidades do mundo da moda, proporcionando uma experiência única e completamente atualizada com cada tendência do Brasil e do mundo. Dessa maneira, é possível adaptar seus looks ou suas criações a partir das passarelas estrangeiras, assim como as novidades da estação outono inverno 2021. Acesse aqui e aproveite as dicas para criar peças maravilhosas e cheias de estilo.

Compartilhe