Aprenda a fazer gestão de estoque para moda

Investir na indústria da moda está sendo uma forma muito boa de gerar renda e obter um negócio lucrativo, próspero e sem prazo de validade. Por esse motivo, a cada dia que passa, podemos observar o surgimento de novas lojas de roupa no mercado. Nesse cenário, mesmo que tenha lugar para muitas empresas crescerem, é importante que esses negócios de moda se diferenciem da concorrência. Uma das formas de se destacar no mercado é entender e fazer a gestão de estoque.

Antigamente, a gestão de estoque era feita por meio de diversos formulários em papel, hoje, existem diversos softwares que facilitam esse controle de estoque e alguns métodos também podem auxiliar para que a gestão seja feita de forma correta e cumpra a sua finalidade.

Entenda a gestão de estoque dentro do mundo da moda. | Foto: Freepik.


O que é gestão de estoque?

Uma empresa, conforme cresce, aumenta seu estoque, esse crescimento no números de itens guardados é bom por sinalizar a prosperidade da empresa, mas, olhando por um outro lado, o crescimento de estoque pode acarretar em alguns problemas como a perda de itens, o roubo silencioso e até mesmo o estrago de peças guardadas.

Nesse sentido, o controle de estoque é justamente o exercício da empresa de classificar e ordenar todos os produtos que por ela estão guardados. Essa gestão de estoque é uma atividade de extrema importância tanto para controlar tudo que entra e sai da empresa (garantindo que nada se perca ou a não ocorrência de um roubo despercebido), quanto para conseguir controlar a quantidade de itens guardados, a fim de que não estejam em grande ou pequeno número, uma vez que se o estoque for grande, é difícil que ele saia e, se for pequeno, é possível faltar produtos para os clientes.

No mundo da indústria da moda, essa atividade de controle de estoque se torna ainda mais importante, já que estamos falando na entrada de saída de roupas. Utilizar da gestão de estoque nesse cenário é entender quais as peças que mais saem, qual o número que as clientes mais compram e outros aspectos desse tipo que ajudarão a empresa a manter o número correto de cada item no estoque, a fim que ele circule de forma a gerar lucro para a empresa.

Como fazer gestão de estoque no mundo da moda?

Entendido que no mundo da moda a gestão de estoque é um item muito importante, precisamos explicar como o controle de estoque se difere dentro desse contexto.

A gestão de estoque nas empresas de moda deve ser feita de maneira a proporcionar a possibilidade análise dos itens que entram e saem. Imagine uma loja de roupa que tenham exatamente o mesmo tanto de roupas de todos os modelos e de todas os tamanhos, é bem provável que algumas peças faltem por ser de um modelo popular e um tamanho comum enquanto que outras peças vão sobrar justamente por serem modelos de menos interesse e tamanhos incomuns, por isso, é importante sair apenas do controle de estoque em si e usá-lo para uma análise aprofundada.

Essa análise proporcionada pela gestão de estoque deve ter uma atenção especial quando se inicia o próximo planejamento de coleção. O comum é que as lojas de roupas trabalhem de forma sazonal, portanto, o ideal é que, quando uma coleção de moda inicie, a outra já tenha acabado. Dessa maneira, é importante que, durante uma coleção, o estoque não tenha peças de outra, para que o andamento planejado pela empresa seja cumprido.

Uma empresa de moda que revende peças dos fabricantes precisa considerar seus fornecedores na hora de fazer a análise da gestão de estoque. Se, por exemplo, aquele modelo que a loja mais vende estiver parar de ser fabricado pelo fornecedor, é importante que a loja tenha um estoque maior desse produto para garantir que seu planejamento de venda seja cumprido até a renovação de coleção.

O mundo da moda traz essas particularidades da gestão de estoque que fazem toda a diferença na boa administração da empresa e que devem ser tratadas com muito cuidado e demandam atenção especial.

Gestão de estoque moda. | Foto: Freepik.

Quais métodos aderir para fazer uma boa gestão de estoque?

Muitas pessoas podem ficar perdidas no que diz respeito à realização de uma gestão de estoque eficiente que cumpra com seu papel, para facilitar esse processo, muitas vezes confuso, existem alguns métodos que podem te ajudar a fazer a gestão de estoque.

É importante que seja feito um inventário. Este é um processo em que todos os itens da empresa são contados. É uma boa oportunidade para já ir organizando e classificando os produtos por categoria enquanto se faz o levantamento desses itens.

Durante o levantamento, é importante prestar atenção e ter os dados do quanto cada produto custou e por quanto ele será vendido, a fim de que se observe a sua relevância para o lucro da empresa. Todas essas informações devem ser registradas em só um lugar, para que não fique desorganizado e as informações se percam depois. 

Controle, por meio dos dados levantados pela gestão de estoque, o número de vendas e fique atento às mercadorias que não estão sendo vendidas para encontrar uma solução a fim de que esses produtos não fiquem parados no estoque.

Qual a importância de se ter um software de controle de estoque

O controle de estoque feito de forma manual é, além de arcado, muito suscetível a erros. Anotando em papéis, essas informações podem sumir, podem ser confusas e os cálculos necessários a uma gestão de estoque podem acabar sendo feitos de forma errada. Por isso, um software de controle de estoque é muito importante.

Os softwares, nesse segmento de controle de estoque, principalmente no mundo da moda, são muito relevantes para prevenir todos esses erros, além da facilidade, já que muitas informações podem ser computadas de forma automática no controle de estoque.

O uso de software facilita o controle de estoque. | Foto: Freepik.

No mundo da moda, o Fashion PLM e o ERP são nomes de excelência, pois oferecem serviços como a automatização de entrada e saída de produtos que facilitam a vida dos funcionários da empresa, além de diminuir os erros que podem ser cometidos na gestão de estoque. A Umode te ajuda nesse desafio, trazendo dicas e facilitando a vida do seu time de criação. Entre no site e tire suas dúvidas.

Compartilhe